Eleições: Menezes diz que que atual patamar do PSD "não foi construído" por Rui Rio

| Política
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 30 jul (Lusa) -- O ex-líder do PSD Luís Filipe Menezes defendeu hoje que o atual patamar do partido "não foi construído" pelo presidente Rui Rio, responsabilizando quem fez "o discurso do diabo" sobre a governação socialista.

"Não foi o dr. Rui Rio quem construiu este patamar negativo, íngreme, de que partimos para começar esta corrida", afirmou Menezes, em declarações aos jornalistas à saída do Conselho Nacional do PSD, depois de ter pedido dentro da reunião "um resultado honroso" para as legislativas de 06 de outubro.

Sem nunca referir o nome do anterior líder do PSD Pedro Passos Coelho, Menezes defendeu que os resultados do partido seriam ainda mais baixos do que as sondagens apontam "se o PSD tivesse continuado com o discurso do diabo".

"Quem lhe diz que se tivéssemos continuado com o discurso de tentar adivinhar a desgraça decorrente da governação socialista não teríamos tido nas europeias ainda um pior resultado?", questionou.

Luís Filipe Menezes defendeu que "o povo nunca gosta de alguém que preveja a desgraça", dizendo ter aconselhado Rui Rio a "pensar positivo" até às eleições de 06 de outubro e destacar a "história de reformismo que o PS nunca teve".

Questionado se Rio se deve demitir, caso se confirmem os valores apontados para o partido nas sondagens, o antigo líder social-democrata considerou que tal não deve depender exclusivamente do resultado do PSD, dizendo ser "muito diferente" o PS ter 35% ou valores acima dos 40%.

"O pior ou o melhor tem a ver com as circunstâncias de que se parte. Nunca nenhum líder do partido enfrentou um PS forte e no poder, com apenas umas dezenas de autarquias rurais do seu lado", frisou.

Sobre as críticas a Rio na elaboração das listas de candidatos a deputados, Menezes admitiu que podia ter feito algo diferente, mas concordou que "às vezes" a lealdade pode ser mais importante do que a competência.

"Temos que unir quem está do nosso lado, não se pode unir quem anda a fazer-nos diariamente a vida negra e a fazer com que a nossa posição seja o mais frágil possível", afirmou.

O Conselho Nacional do PSD está reunido desde as 21:00 de terça-feira para debater e votar as listas de candidatos a deputados do partido.

SMA // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".