Eleições: Silvano diz que só há um "paraquedista" nos 331 candidatos a deputados do PSD

| Política
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 31 jul 2019 (Lusa) -- O secretário-geral do PSD afirmou na terça-feira que, no total de 331 candidatos a deputados do partido, apenas há um "paraquedista", o líder dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), Pedro Roque, que irá na lista de Leiria.

"Destaca-se o facto de todos os candidatos - no total de 331, entre suplentes e efetivos -, apenas com uma exceção, pertencerem aos respetivos distritos, o que constitui um facto inédito, com o qual o presidente do partido se tinha comprometido", defendeu José Silvano, em conferência de imprensa antes do arranque do Conselho Nacional, em Guimarães, distrito de Braga.

A exceção, apontou, será a do líder da estrutura autónoma dos TSD, um órgão nacional.

José Silvano, natural de Vila Real e que costuma ser candidato por Bragança, vai ser o número dois por Lisboa, com a assessoria do partido a considerar que não se insere na categoria de "paraquedista" por ocupar um cargo nacional, a secretaria-geral do partido.

José Silvano leu depois os nomes dos três primeiros candidatos por cada círculo eleitoral, onde constam alguns vogais da Comissão Política Nacional, como António Topa, número dois por Aveiro, António Maló de Abreu, número dois por Coimbra, ou Ofélia Ramos, número três por Faro.

Foram também confirmados alguns nomes de atuais deputados que são novamente candidatos à Assembleia da República: Duarte Marques, número três por Santarém; Marques Guedes, número cinco por Lisboa; Pedro Alves, número dois por Viseu; ou Emília Cerqueira, número dois por Viana do Castelo.

Questionado sobre a polémica na construção das listas na distrital do Porto -- que ameaça votar contra em Conselho Nacional por falta de representatividade de algumas concelhias -, o secretário-geral do PSD desvalorizou.

"No Porto, a razão dessa crítica não existe: todos os candidatos do distrito do Porto são do Porto", afirmou.

SMA // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.