Eleições: Histórico do PSD Jorge Neto acusa Rio de fazer "uma limpeza" nas listas

| Política
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 30 jul 2019 (Lusa) - O antigo deputado e histórico do PSD Jorge Neto acusou esta noite Rui Rio de fazer "uma limpeza" na listas para as eleições legislativas de outubro, alertando haverá reflexo no resultado e na "qualidade" da futura bancada parlamentar.

Em declarações à Lusa, à margem do Conselho Nacional do PSD, que se reúne esta noite em Guimarães para, entre outros pontos, aprovar as listas a deputados para as eleições de 06 de outubro, o também membro do Conselho Estratégico do PSD considerou que o critério de escolha dos candidatos à Assembleia da Republica foi "amiguismo e fidelidade a certas pessoas".

"Afigura-se-me perfeitamente legítimo que a direção queira fazer uma renovação, nada a opor. O que me parece é esta renovação foi feita sem conta, peso e medida, sem ponderação, sem equilíbrio, sem bom senso e chamar-lhe renovação é eufemismo, isto é uma limpeza", declarou.

Segundo considerou, "o critério [para escolher os futuros deputados do PSD] não foi a meritocracia, nem a competência".

"É um critério de fidelidade a determinadas pessoas, de amiguismo até, e acho que isso não é bom nem faz parte da tradição histórica do partido. Acredito que a renovação se impunha, é sempre saudável, mas feita com critérios".

Por isso, avisou Jorge Neto, que foi apoiante do presidente do PSD, "o partido não sai seguramente unido, prestigiado nem credibilizado deste processo".

"Penso que vai haver um reflexo nos resultados, haverá seguramente muita gente que não se sente motivada nem mobilizada para a campanha e isso, desde logo, tem um reflexo nos resultados" e irá além dos resultados eleitorais, alertou.

"E mesmo o grupo parlamentar do PSD que podia ser um grupo de grande qualidade, a meu ver tudo indica que não o será na próxima legislatura", defendeu.

No entanto, assegurou, o PSD poderá continuar a ter o seu apoio.

"Sem prejuízo do que foi dito continuo a apoiar o PSD. É importante criar uma alternativa ao PS, criar evitar uma maioria absoluta", salientou.

JCR/SMA // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".