PM da Turquia lança "último aviso" aos manifestantes de Istambul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ancara, 13 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, fez hoje um "último aviso" aos manifestantes para que saiam do parque Gezi de Istambul, centro dos protestos antigovernamentais que há duas semanas agitam a Turquia.

"Estou a fazer o meu último aviso: mães e pais, por favor retirem os vossos filhos de lá", disse Erdogan num discurso em Ancara transmitido em direto pela televisão.

"O parque Gezi não pertence a quem o ocupa, pertence a toda a gente", acrescentou.

Na quarta-feira, Erdogan afirmou que os protestos "acabam em 24 horas" e propôs a realização de um referendo sobre o futuro do parque Gezi, em Istambul, na origem dos protestos contra o governo.

Mas, segundo um representante da maior organização de manifestantes do parque, essa proposta não é legal nem desejável.

"Já houve uma decisão da justiça, que impôs a suspensão dos trabalhos no parque Gezi. Nestas condições, não é legal considerar uma consulta popular", disse Tayfun Kahraman, da plataforma Solidariedade Taksim, à agência France Presse.

Por outro lado, afirmou, não estão reunidas as condições para um referendo, uma vez que a legislação turca só prevê a realização de consultas populares no caso de reformas constitucionais.

Kahraman, que também é presidente da associação de urbanistas de Istambul, disse ainda que a plataforma, que agrupa 116 associações, se vai reunir hoje para apresentar uma posição oficial comum sobre a proposta de Erdogan.

MDR // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.