InvestBraga vai ser lançada a 6 de Março para atrair investimento para a região

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) -- A InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga, vai ser lançada no dia 06 de março, nesta cidade, tendo como objetivo promover o desenvolvimento económico do concelho, através da atração de investimento e empreendedores.

Num encontro com a imprensa esta quinta-feira, em Lisboa, o presidente do conselho de administração da agência, Carlos Oliveira, afirmou que "a InvestBraga vai colocar Braga no radar nacional e internacional do investimento e do empreendedorismo, através do desenvolvimento e da promoção das vantagens competitivas e dos recursos da região".

Carlos Oliveira, antigo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, entre 2011 e 2013, que em 2000 fundou, juntamente com três sócios, a MobiComp, uma empresa de aplicações para smartphones e telemóveis, vendida à Microsoft em 2008, aceitou exercer funções "não executivas, não remuneradas" na InvestBraga.

Assim, a partir do Parque de Exposições de Braga (PEB), uma empresa municipal focada na realização de feiras, congressos e eventos, vai surgir a InvestBraga, que irá funcionar como um acelerador de empresas capaz de criar condições para atrair "gente do país todo" e evoluir em associação com a Microsoft Ventures, um parceiro estratégico que trará valor para as startup.

Está previsto que a InvestBraga crie um ecossistema de empreendedorismo com a Startup Braga.

A InvestBraga propõe-se redefinir a "ambição estratégica" do PEB e ter ainda como parceiro a Universidade do Minho, não só na área da Investigação & Desenvolvimento (I&D), fundamental e aplicado, mas também na da formação de quadros, pelo que ainda terá, adiantou o responsável, um conselho estratégico.

Por isso isso, no dia do seu lançamento, a InvestBraga vai assinar "protocolos práticos" com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), Instituto de Apoio e Formação Profissional (IEFP) e com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

A desburocratização é outra das apostas da InvestBraga que irá criar, segundo gestor, "vias verdes", que tornem "o licenciamento mais expedito" e ao mesmo tempo fornecer informação que permita aos empreendedores, já instalados, e às startup "um maior esclarecimento", nomeadamente em relação às fontes de financiamento comunitárias.

O evento de apresentação da InvestBraga deverá contar com a presença de Rodrigo Costa, gestor e antigo presidente executivo da ZON, bem como do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e agentes económicos locais e nacionais, bem como dos presidentes do IAPMEI, Luís Filipe Costa, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Jorge Gaspar, e da AICEP, Pedro Reis, que termina o mandato em março deste ano, avançou o gestor.

A InvestBraga vai atuar como "braço económico" do município bracarense e terá como objetivo atrair investimento que "mantenha e crie emprego", explicou Carlos Oliveira, adiantando também que com o projeto pretende "promover o desenvolvimento e a gestão de uma rede local que integre todos os agentes responsáveis pelo crescimento económico".

"Queremos atrair empresários e empreendedores nacionais e internacionais e tornar Braga num polo atrativo e com um ambiente propício para o estabelecimento de investidores, empresários e startups", salientou.

Carlos Oliveira lembrou que Braga é conhecida como "uma cidade jovem e empreendedora", que tem "qualidade de vida" e proximidade ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Estes aspetos conferem-lhe vantagens "comparativas e competitivas", entre outras, ao nível da indústria e do turismo, que lhe permitem "gerar mais valor" para a região e "manter e criar novos empregos".

JS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.