Curta-metragem "Feral", do realizador português Daniel Sousa, é candidato aos Óscares

| País
Porto Canal

Daniel Sousa, o realizador português nascido em Cabo Verde, está este ano nomeado para os Óscares, a atribuir no domingo em Los Angeles, com o filme "Feral", candidato ao prémio de melhor curta-metragem de animação.

Daniel Sousa nasceu em Cabo Verde, em 1974, cresceu em Portugal e, em 1986, mudou-se com a família para os Estados Unidos, onde vive, dá aulas e integra o coletivo Handcranked Films Projects.

"Feral" (2012), com 13 minutos, escrito e realizado por Daniel Sousa, é candidato ao prémio de melhor curta de animação, ao lado de "Get a Horse", de Lauren MacMullan e Dorothy McKim, "Mr. Hublot", de Laurent Witz e Alexandre Espigares, "Possessions", de Shuhei Morita, e "Room on the broom", de Jan Lachauer.

A nomeação de Daniel Sousa para os Óscares surge no culminar de uma série de prémios conquistados nos cerca de quarenta festivais de cinema onde o filme já foi exibido. No Cinanima 2012, em Espinho, conquistou o prémio RTP2 "Onda Curta".

Com animação em 2D e a preto e branco, "Feral" - que será exibido no domingo na RTP2 - conta a história de um menino selvagem, que se tenta adaptar à civilização, depois de ter sido encontrada num bosque, onde cresceu.

O realizador formou-se na Rhode Island School of Design, onde dá aulas, depois de já ter lecionado na Universidade de Harvard ou no Art Institute de Boston.

Antes de "Feral", Daniel Sousa assinou as curtas-metragens de animação "Minotaur", "Fable", "The windmill" e "Drift".

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.