Homem que esfaqueou "pai adotivo" e militares da GNR condenado a pena suspensa

| Norte
Porto Canal / Agências

Estarreja, 28 fev (Lusa) - O Tribunal de Estarreja condenou hoje, em cúmulo jurídico, a três anos de prisão, com pena suspensa, um homem que estava acusado de esfaquear o "pai adotivo" e dois militares da GNR.

O coletivo de juízes deu como provado os crimes de ofensa à integridade física qualificada na forma tentada, ofensa à integridade física qualificada na forma consumada e resistência e coação de que o arguido vinha acusado.

A execução da pena foi suspensa por três anos, período durante o qual o homem, de 39 anos, tem de frequentar um programa de tratamento de alcoolismo.

O arguido foi ainda condenado a pagar 500 euros de indemnização a cada um dos militares agredidos, além das despesas com os tratamentos médicos.

Após a leitura do acórdão, a juíza presidente chamou a atenção para o comportamento do arguido, afirmando que "agredir um militar é mais grave do que uma pessoa comum e é muito censurável".

A magistrada considerou também censurável a agressão ao homem, de 77 anos, que acolheu e criou o arguido desde criança, adiantando que essa atitude "devia ser geradora de gratidão".

Durante o julgamento, o arguido disse que não se lembrava das agressões e justificou os seus atos por se encontrar alcoolizado.

Segundo a acusação, a agressão ao "pai adotivo" ocorreu em setembro de 2012.

O arguido aproximou-se do idoso que se encontrava à porta de casa a conversar com uma amiga e sem qualquer explicação atacou-o com uma faca.

A vítima teve de receber tratamento médico no hospital de Aveiro.

Em dezembro de 2011, o arguido teve uma atitude semelhante com dois militares da GNR, que sofreram pequenos golpes.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.