Concessão da água de Barcelos pode ter sido "intencionalmente mal pensada"

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 28 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes (PS), admitiu hoje que o contrato de concessão da água e saneamento do concelho terá sido "intencionalmente mal pensado", traduzindo-se num negócio "ruinoso" para o município.

"O contrato da água foi ruinoso, mal pensado, eu diria até intencionalmente mal pensado, até porque o relatório [do Tribunal de Contas] vem precisamente chegar a essa conclusão", referiu o autarca.

O Tribunal de Contas (TdC) fez uma auditoria àquela concessão e, de acordo com o relatório hoje tornado público, concluiu que o processo está marcado por "sucessivas decisões lesivas" dos interesses do município.

"Vem confirmar o que o executivo tem andado a dizer desde que cá chegou. É preciso agora que as pessoas assumam a sua responsabilidade e, acima de tudo, que a justiça funcione", disse ainda o presidente da Câmara de Barcelos.

A concessão, ganha pela empresa Águas de Barcelos (AdB) vigora desde 2005, numa altura em que a Câmara era presidida pelo PSD.

Segundo o relatório do TC, uma ação inspetiva àquele processo realizada pela Inspeção Geral da Administração Local (IGAL) apurou "um conjunto de factos que são suscetíveis de consubstanciarem a prática de ilícitos de natureza administrativa, contraordenacional, criminal e financeira".

O caso passou para o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que já constituiu 12 arguidos, entre os quais o presidente da Câmara e os vereadores do PSD da altura.

Em causa estão alegados crimes de falsificação de documento, tráfico de influências, participação económica em negócio, corrupção passiva em ato ilícito e abuso de poder.

Segundo o TC, o contrato de concessão assentou em previsões irrealistas de consumos de água, que apontavam para uma subida progressiva, quando o que acabou por se verificar foi uma descida a cada ano que passou.

O contrato prevê a reposição do equilíbrio económico-financeiro da concessão nomeadamente quando os consumos ficassem 20 por cento abaixo dos valores previstos.

Em 29 de junho de 2010, a AdB requereu a constituição do Tribunal Arbitral, com vista à reposição de equilíbrio económico-financeiro da concessão.

O tribunal acabou por condenar a Câmara a pagar, até 2035, uma indemnização total de 172 milhões de euros, em tranches anuais de 5,9 milhões de euros.

A Câmara interpôs no Tribunal Central Administrativo do Norte uma ação para anulação do acórdão arbitral, um processo que ainda corre os seus termos.

Enquanto isso, ficou suspensa a obrigatoriedade de pagamento dos montantes anuais fixados pelo Tribunal Arbitral.

O presidente da Câmara disse hoje que espera que o tribunal declare a nulidade da concessão, sublinhando tratar-se de um "contrato leonino".

Como sublinhou Costa Gomes, a decisão do Tribunal Arbitral significa que os níveis de consumo que estão contratualizados "nunca serão atingidos".

O autarca garantiu que, na altura, a entidade reguladora "recomendava" para não avançar com o contrato, "porque a sua sustentabilidade era muito frágil e não dava garantias de sucesso".

"O executivo de 2005 a 2009 insistiu no processo, não acatou recomendações e o resultado está aí", criticou.

O vereador do PSD Domingos Araújo sublinhou que o relatório do TdC "também culpa o atual executivo do estado das coisas", sendo "extremamente severo quando à questão do congelamento dos preços desde 2010".

Para o social-democrata, "não adianta andar de tribunal em tribunal a tentar resolver uma questão que também é política"

Sublinhou que "o importante agora é fazer a correção dos erros" detetados.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.