Recolha de lixo vai custar quase um milhão à Câmara de Monção em três anos

Recolha de lixo vai custar quase um milhão à Câmara de Monção em três anos
| Norte
Porto Canal

O serviço de recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos produzidos no concelho de Monção vai custar à Câmara local quase um milhão de euros em três anos, indica o contrato consultado hoje pela agência Lusa.

Rubricado entre aquela autarquia e uma empresa privada do setor a 29 de maio, este contrato prevê também o fornecimento ou substituição, manutenção e lavagem de contentores e limpeza pública no centro urbano da vila de Monção.

Válida para 1.095 dias, esta aquisição de serviços vai custar mais de 906 mil euros e o contrato poderá vir a ser prorrogado por mais dois anos, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Monção.

"É um serviço fundamental para o concelho e que até há cerca de oito anos era assegurado por meios humanos e equipamentos da Câmara. Como já tínhamos pessoal do setor dos lixos a ficar muito envelhecido e o equipamento a precisar de investimento, optámos por esta solução", acrescentou José Emílio Moreira.

Este será o terceiro contrato do género e, segundo o autarca, os trabalhadores que vão assegurar o serviço na empresa privada deverão ser recrutados na região.

"Os nossos trabalhadores do setor dos lixos, na altura, não foram despedidos mas sim perfeitamente integrados nas obras e nos jardins. Com esta solução, a questão do emprego continua garantida", sublinhou ainda.

Apesar de não ter exercido a possibilidade de prorrogar o anterior contrato deste serviço por mais dois anos, como previa o concurso, José Emílio Moreira acredita que isso acontecerá agora.

"Estava a correr tudo bem, mas realmente com este segundo contrato não ficamos satisfeitos e optamos por fazer novo concurso público. Com esta nova empresa esperamos assegurar o serviço durante os cinco anos", garantiu o autarca de Monção.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.