GNR apreende seis quilos de cobre e encerra três sucatas ilegais

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) -- A GNR apreendeu seis quilos de cobre, deteve três pessoas e encerrou três sucatas ilegais em Faro, Lisboa e Setúbal durante a operação de fiscalização "Metais não preciosos", disse hoje à Lusa uma fonte da Guarda Nacional Republicana.

A operação de fiscalização intensiva ao transporte de metais não preciosos e aos Operadores de Gestão de Resíduos (OGR) foi realizada na quarta-feira e envolveu 876 militares dos comandos territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito e da Unidade de Ação Fiscal, segundo um comunicado da GNR.

Durante a operação, foram ainda passados 22 autos de contraordenação, no âmbito das OGR, e 65 autos de contraordenação relativos ao transporte de metais.

O major Marco Cruz, relações públicas da GNR, adiantou à Lusa que foram também encerradas três sucatas por "falta de licenciamento para operar".

De acordo com a GNR, as ações de fiscalização foram orientadas para "as vias potencialmente usadas para o escoamento dos materiais furtados e para os locais suspeitos de efetuarem a sua recetação, contribuindo para o esforço europeu no combate a este tipo de crime".

"Os metais alvo de furto em Portugal são muitas vezes escoados para Espanha e, também, no sentido inverso, pelo que a coordenação de ações operacionais transfronteiriças e de troca de informação, são essenciais para um combate coordenado sobre este tipo de criminalidade", sublinha no comunicado.

Neste sentido, a operação foi composta por equipas mistas, com a integração de elementos com a Guardia Civil em Espanha, bem como elementos da Guardia Civil com as equipas da GNR em Portugal, através dos comandos territoriais cuja zona de ação inclua a fronteira terrestre.

Marco Cruz adiantou que esta "é uma realidade cada vez mais em voga", que teve "um 'boom' muito grande há dois ou três anos".

Contudo, adiantou, "fruto das grandes operações" feitas pela GNR em todo o país tem-se "combatido este tipo de realidade".

"A legislação alterou-se, no sentido de combater esta realidade, sobretudo para quem faz a recetação deste material, e esta foi mais uma operação que levámos a cabo", sublinhou.

HN // CC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).