Bragança com 28 dos mais de 300 projetos em curso para novos regadios

| Norte
Porto Canal com Lusa

Alfândega da Fé, Bragança, 24 jul 2019 (Lusa) -- O distrito de Bragança contabiliza 28 projetos dos 319 já aprovados e em execução no âmbito do Plano Nacional de Regadio, informou hoje o ministro da Agricultura.

Capoulas Santos visitou hoje alguns dos projetos no Nordeste Transmontano, onde estão a ser investidos 40 milhões de euros de um total de 333 milhões já aprovados e em execução por tudo o país.

Os investimentos estão a ser realizados no âmbito do Plano Nacional de Regadio que tem como meta aumentar em 100 mil hectares a área de rega em Portugal até 2023, com um apoio público global de 560 milhões de euros.

Os 28 projetos do distrito de Bragança representam, segundo o ministro, uma área de 430 hectares que irá beneficiar 933 explorações agrícolas.

O governante visitou hoje, em Alfândega da Fé, uma dessas obras para a reabilitação do perímetro da barragem da Estevaínha, onde foram investidos dois milhões de euros para acabar com as perdas de água no circuito.

Também em Alfândega da Fé, o ministro passou pela barragem da Camba com um projeto de sete milhões de euros.

A barragem da Estevaínha é a principal no regadio agrícola do concelho e foi construída há 60 anos. Estava muito degradada, com perdas de água, como observou a presidente da Câmara, Berta Nunes, indicando que falta agora reparar as perdas na própria barragem que rega olival, amendoal, cerejal, entre outras culturas.

O investimento que tem sido feito no regadio "deu aos agricultores a confiança para investirem em novas culturas" e "há privados a investir porque têm a garantia de que vão poder regar", garantiu a autarca.

O presidente da Associação de Regantes de Alfândega da Fé, Joaquim Ribeiro, antevê que "num futuro próximo" haverá necessidade de reforçar o regadio com mais uma barragem para dar resposta às solicitações.

Atualmente o regadio serve, segundo dados da associação, "400 quintais e hortas dentro da vila de Alfândega e cerca de 340 prédios rústicos, numa área de 740 hectares".

O ministro da Agricultura deslocou-se também ao concelho vizinho de Vila Flor onde vai começar a ser construída a barragem Redonda das Olgas, que representa o maior investimento em curso, 10 milhões de euros, nesta área na região.

Esta obra irá beneficiar cerca de 250 proprietários das localidades de Freixiel e Vieiro, garantindo a criação de uma albufeira com capacidade para armazenas seis milhões de metros cúbicos de água que, por gravidade, o que permitirá regar 600 hectares de terreno.

Os dados são do presidente da Câmara de Vila Flor, Fernando Barros, que destaca também "a importância de a albufeira servir o território como base de abastecimento de água no combate a incêndios e também a criação de potencial para o aproveitamento para lazer e recreio".

O ministro Capoulas Santos destacou a importância destes investimentos no regadio numa altura em que "a agricultura portuguesa tem tido um percurso de grande evolução e progresso nos últimos anos".

"Estamos a atingir recordes. Ainda hoje foi divulgado pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) que foi batido o recorde de produção de citrinos, que não era batido há 33 anos. E felizmente em muitos setores a agricultura passa um bom momento", sublinhou.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.