CCDR-N destaca "maturidade democrática" de autarquias pouco endividadas a Norte

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) destacou esta segunda-feira a “maturidade democrática” do poder local nortenho, demonstrada por uma atividade “pouco endividada”, segundo mostram dados reunidos e analisados pela instituição.

Atualizado 24-07-2019 11:30

Freire de Sousa comentava o relatório Norte Estrutura da CCDR-N hoje divulgado e que indicava que, entre 2010 e 2017, o equilíbrio financeiro “foi a regra” nos municípios da região Norte e que, em 2017, “nenhum município estava em situação de rutura financeira”.

“Estes dados mostram que a atividade municipal é pouco endividada. Significa que o poder local não está a dar o seu contributo para o cúmulo do défice e da dívida do país. É muito positivo e mostra a maturidade democrática associada ao poder local”, observou.

Segundo o Norte Estrutura, no período entre 2010 e 2017, apenas se verificou “um deficit para o valor global dos municípios em 2013”.

Nos anos seguintes “os excedentes orçamentais foram acompanhados do reforço da autonomia financeira, do aumento dos resultados líquidos do exercício, da redução dos juros e outros encargos da dívida e da redução do endividamento”, refere o documento.

Acresce que “a dívida total dos municípios” da região “diminuiu 21,8 por cento entre 2014 e 2017”, tendo neste último ano atingido 1,6 milhões de euros, acrescenta.

O Norte Estrutura revela ainda que as receitas fiscais dos municípios da região Norte cresceram e substituíram em 2016 e 2017 as transferências do Estado como “principal receita pública” das autarquias.

De acordo com o documento, o investimento público dos municípios do Norte aumentou 42,4% em 2017, quando comparado com o ano anterior, invertendo a tendência de “forte queda” entre 2013 e 2016.

Para a “Análise às Finanças dos Municípios”, a CCDR-N usou como fonte os mapas de prestação de contas das autarquias, obtidos a 01 de novembro de 2018 junto do Sistema Integrado de Informação das Autarquias Locais (SIIAL), da responsabilidade da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL).

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.