Funcionários de apoio da Polícia Judiciária manifestam-se no Porto e em Lisboa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Os trabalhadores do apoio da Polícia Judiciária vão concentrar-se esta quarta-feira no Porto e em Lisboa, em protesto pela revisão de carreiras, exigindo “uma efetiva negociação” por parte do Governo.

O protesto, que irá decorrer em frente às instalações da PJ em Lisboa e no Porto, é organizado pela Fesap - Federação dos Sindicatos da Administração Pública, que afirma que estes trabalhadores constatam que a “nova proposta” negocial de carreira e remunerações apresentada na passada quarta-feira “mantém inalterado o conteúdo da proposta publicada em Boletim de Trabalho e Emprego (BTE) a 22 de maio passado, sofrendo apenas arranjos cosméticos”.

“É penoso observar que o documento contradiz todas as declarações públicas da ministra da Justiça, persistindo no erro de desconsiderar os trabalhadores da PJ, colidindo objetivamente com a dignidade do exercício da profissão, o direito à carreira e estrangulando a instituição, um pilar no sistema de Justiça”, afirma a Fesap num comunicado enviado à agência Lusa.

A nota acrescenta que os inspetores e os trabalhadores de apoio não aceitam “políticas do facto consumado” que põem em causa a negociação coletiva, pelo que irão continuar, “por todos os meios sindicais e institucionais a exigir a negociação efetiva dos trabalhadores da PJ”.

Vários sindicatos representativos dos funcionários de apoio da PJ, dos técnicos forenses, da segurança e dos inspetores têm vindo a manter uma longa e exigente negociação com o Ministério da Justiça para verem satisfeitas as suas reivindicações relativamente aos Estatutos de Carreira e remunerações e a modernização e dinamização da Polícia Judiciária.

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) não se associou a este protesto, tendo, no entanto, agendada a partir de 02 de agosto uma greve a todo o trabalho suplementar entre as 17:00 e as 09:00, em protesto contra a proposta do Governo para os estatutos profissionais, e que pode prolongar-se até ao final do ano, caso não haja acordo.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.