ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Governo elogia competência e qualificação dos bombeiros voluntários nos incêndios

| Política
Porto Canal com Lusa

Sertã, Castelo Branco, 23 jul 2019 (Lusa) - O ministro da Administração Interna afirmou hoje que os bombeiros voluntários foram a componente numericamente mais significativa no incêndio de Vila de Rei e Mação, provando que o voluntariado é competente, qualificado e responde de forma adequada às circunstâncias.

"Os bombeiros voluntários foram a componente numericamente mais significativa [no incêndio]. Tivemos aqui bombeiros de Beja ao Porto, além dos locais, e mais de 20 grupos de reforço, provando que o voluntariado é um voluntariado competente e verdadeiramente qualificado, que responde de forma adequada nestas circunstâncias", afirmou Eduardo Cabrita.

O governante, que falava aos jornalistas depois de visitar o posto de comando da Sertã, no distrito de Castelo Branco, sublinhou também a presença, no combate ao incêndio que começou no sábado em Vila de Rei e que depois alastrou a Mação, já no distrito de Santarém, a presença das estruturas profissionais, quer dos bombeiros da Proteção Civil, quer a presença das Forças Armadas, destacando o papel logístico do Exército.

"O incêndio de Vila Rei que depois se projetou para Mação percorreu nas primeiras 12 horas 21 quilómetros, com uma frente muito estreita, que se alongou ao longo de 21 quilómetros com uma violência e intensidade que não permitiam uma forma de defesa que não fosse esta: garantir a segurança das populações e salvaguardar que, com todos os meios disponíveis se conseguisse o que foi realizado em 70 horas, quando estavam a ocorrer já outras ocorrências significativas no país", sublinhou.

Eduardo Cabrita disse que ainda se está numa fase de prevenção e de vigilância, em que não há nenhuma redução dos meios que estão no terreno até que se considere verdadeiramente seguro determinar a sua desmobilização.

O incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e que se propagou ao concelho de Mação, já em Santarém, ficou hoje dominado.

CCC // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo mantém Estado de Alerta, Calamidade e Contingência em Portugal

As restrições em 19 freguesias da Grande Lisboa vão ser prolongadas por mais duas semanas. A Ministra da Presidência diz que a taxa de incidência do vírus é menor do que há 15 dias, mas salienta que ainda não há condições para levantar as medidas restritivas na região.

Líder do CDS-PP pede "tolerância zero à marginalidade" e mais autoridade para as forças de segurança

O CDS-PP pede ao Governo "tolerância zero a comportamentos de marginalidade". O líder dos centristas este reunido esta segunda-feira com um representante dos comerciantes da Baixa de Lisboa e comentou o desacato de sábado na Praia do Tamariz em Cascais, onde dois jovens ficaram feridos depois de uma rixa que envolveu dezenas de pessoas. Francisco Rodrigues dos Santos quer mais autoridade para forças de segurança.

Duarte Cordeiro afirma que não se ilude e que PSD é mesmo oposição ao Governo

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares afirma que, pela sua parte, não se ilude e que o PSD é mesmo oposição ao Governo, e argumenta que Rui Rio nunca se demarcou das respostas anti-crise do passado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.