Centro Hospitalar de Coimbra já efetuou 16 cirurgias para criação de neovagina

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 23 jul 2019 (Lusa) -- O Serviço de Ginecologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, desde 2006, cirurgias em 16 jovens para a criação de uma "neovagina", disse hoje à agência Lusa a sua diretora, Fernanda Águas.

Segundo a responsável, "em Portugal, a técnica de Vecchietti tem sido utilizada no Serviço de Ginecologia do CHUC desde 2006, com recurso a cirurgia minimamente invasiva".

Fernanda Águas explicou que "a primeira tentativa de criação de uma vagina terá sido realizada por Dupuytren em 1827" e, desde aí, "foram seguidos vários métodos/técnicas para ampliar ou criar uma vagina em casos de malformação congénita" desse órgão.

"A técnica cirúrgica que, segundo a literatura especializada, tem apresentado resultados mais satisfatórios, é a descrita por Vecchietti em 1965, tendo sido, posteriormente, utilizada por Fedele de modo menos invasivo com recurso à laparoscopia", contou.

Em 2000, houve o relato "de uma série de 52 casos tratados desta forma com sucesso", acrescentou.

O CHUC também tem, desde 2011, uma Unidade de Reconstrução Génito-Urinária e Sexual (URGUS), que é uma Unidade de Referência do Serviço Nacional de Saúde e que está vocacionada também para dar apoio especializado a pessoas com malformações congénitas génito-urinárias.

Na semana passada, a agência Lusa noticiou que o Centro Materno-Infantil do Norte realizou uma cirurgia "inovadora" e minimamente invasiva no tratamento de malformações uterinas e vaginais que, através da criação de uma "neovagina", permite que as jovens mulheres possam ter uma vida sexual futura.

O objetivo desta nova intervenção cirúrgica é simples: oferecer a "melhor resposta" e "tratar da melhor forma possível" um quadro clínico que afeta a qualidade de vida e autoestima de uma em cada 4.500 jovens mulheres que sofrem de síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (MRKH).

Esta malformação congénita do aparelho reprodutor é caracterizada pela ausência da vagina ou encurtamento do canal vaginal e surge, normalmente, associada à ausência de menstruação, ausência de útero e dores pélvicas, por vezes, apenas detetadas em exames ginecológicos.

AMF (SPYC) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.