Mineira Syrah anuncia acordo com governo de Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Melbourne, Austrália, 23 jul 2019 (Lusa) - A empresa mineira australiana Syrah Resources anunciou hoje a concretização de um acordo com o Governo de Moçambique para a transferência de 5% da participação nas atividades da empresa que explora grafite na mina de Balama.

"A Syrah tem o prazer de anunciar que, como passo seguinte ao acordo para a disponibilização de 5% de participação acionista, um acordo entra os acionistas foi executado pela Syrah e as suas subsidiárias", lê-se num comunicado distribuído pela mineira australiana.

O objetivo do acordo é definir a relação entre o grupo empresarial e a Empresa Moçambicana de Exploração Mineira (EMEM), lê-se no comunicado, que cita o presidente executivo da Syrah dizendo que esta iniciativa "é mais uma demonstração da natureza construtiva da relação entre a empresa e o governo moçambicano".

A sociedade mineira australiana é uma das empresas internacionais que está a explorar grafite no norte de Moçambique, nomeadamente na mina de Balama.

A procura por grafite está em alta a nível mundial por ser um componente usado em baterias, numa altura em que os mercados de automóveis movidos a eletricidade e de outros produtos elétricos, como as aeronaves autónomas (popularizadas através da palavra inglesa 'drone'), estão em expansão.

MBA (LFO) // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.