Seis barras marítimas fechadas devido ao estado do mar

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) - Seis barras marítimas do continente estavam às 09:11 de hoje fechadas à navegação e outras duas condicionadas devido ao mau tempo, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, de acordo com a Marinha portuguesa.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Douro, Póvoa do Varzim e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à forte agitação marítima, segundo informação disponível na página da Marinha na Internet.

A Marinha informa também que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

No que diz respeito à barra de Vila do Conde, a Marinha aconselha que as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a 2 metros devem praticar a barra no período compreendido entre as três antes e três horas depois da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 2 metros e/ou calado superior a 2 metros apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dez distritos do continente sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, que significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar entre as 09:00 de hoje e as 12:00 de domingo sob aviso amarelo devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco sob aviso amarelo, entre as 06:00 de sábado e as 06:00 de domingo, devido ao vento forte do quadrante oeste nas terras altas, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.