Aprovada moção para que o quebra-mar de Leixões não ultrapasse os 200 metros

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Assembleia Municipal do Porto aprovou esta segunda-feira a moção do grupo municipal 'Porto, o Nosso Partido' que propõe que o prolongamento do quebra-mar de Leixões, em Matosinhos, não "ultrapasse os 200 metros" de comprimento.

Atualizado 24-07-2019 11:19

"Defendemos a construção de um molhe que não ultrapasse os 200 metros, até que nos seja demonstrada de forma inequívoca que a sua dimensão tenha obrigatoriamente de ser superior", afirmou André Noronha.

O líder da bancada de Rui Moreira afirmou ainda durante a sessão extraordinária desta segunda-feira que "nunca ninguém foi perentório na conclusão de que os 300 metros são necessários" para que o porto de Leixões aumente a sua competitividade.

Na sessão, que contou apenas com um ponto único de discussão (a obra de prolongamento do quebra-mar do porto de Leixões), o grupo municipal: Porto, o Nosso Partido apresentou uma moção que foi votada em dois pontos distintos.

Um dos pontos propostos, relacionado com o "apoio inequívoco ao investimento do porto de Leixões", foi aprovado favoravelmente com um voto contra do partido Pessoas--Animais--Natureza (PAN) e seis abstenções do Partido Social Democrata (PSD) e do Bloco de Esquerda (BE).

O outro ponto, relacionado com a dimensão do molhe que não pode ultrapassar os 200 metros, foi aprovado com três votos contra do PAN, Partido Socialista (PS) e BE e 24 abstenções.

Durante a sessão foram também apresentadas duas moções, uma do PS e outra do PAN, assim como uma recomendação da Coligação Democrática Unitária (CDU).

Relativamente à moção do PS, aprovada com 11 votos contra do BE, PSD e PAN e 20 abstenções, o deputado Pedro Braga Carvalho explicou que esta visa, além de "reconhecer a importância estratégica" do projeto de aumento da capacidade do porto de Leixões, "reclamar que os potenciais efeitos negativos" do projeto "sejam prevenidos".

Já a moção do PAN, que propunha a suspensão do concurso público do projeto de prolongamento do quebra-mar até que fossem "apurados todos os impactos" e "estudadas todas as alternativas" foi chumbada com 31 votos contra do grupo 'Porto, o Nosso Partido' e do PS e três abstenções da CDU.

Por sua vez e na sequência de todos os aspetos que foram discutidos na sessão, a recomendação da CDU foi votada em quatro pontos distintos, sendo que todos foram aprovados favoravelmente.

Na recomendação, o grupo parlamentar comunista propõe recomendar ao Governo que as obras "não sejam efetivamente consignadas" sem que se conclua o Estudo do Impacto Ambiental (EIA) do novo terminal, a avaliação ambiental estratégica e se inicie o estudo socioeconómico, assim como que após o inicio e a conclusão da empreitada, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) "proceda à monitorização do respetivo impacto".

Apesar de não ter apresentado nenhuma proposta ou moção, o deputado do PSD Alberto Araújo Lima salientou não sair "esclarecido" da sessão, acreditando que é "legítima a preocupação" com o impacto que a obra pode vir a ter na "qualidade de vida" dos cidadãos, mais concretamente os da cidade do Porto, nos quais considerou que a sessão "pouco se focou".

Também a deputada do Bloco de Esquerda Susana Constante Pereira reforçou a "falta de estudos" e "opacidade dos documentos", adiantando que o bloco de esquerda continua a aguardar pelas "as respostas que precisa", não querendo por isso "comprometer-se" com um caderno de encargos que não "corresponde a uma análise à medida do concreto" no que diz respeito à cidade do Porto.

Em fevereiro, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou um investimento de cerca de 217 milhões de euros, dos quais 147 são investimento público, até 2023 no Porto de Leixões para aumentar a sua competitividade portuária.

As empreitadas envolvem o prolongamento do quebra-mar exterior em 300 metros, aprofundamento do canal de entrada, anteporto e bacia de rotação, a criação do novo terminal no Molhe Sul e a melhoria das condições de operação do porto de pesca.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.