Quinze distritos sob aviso amarelo devido a agitação marítima e vento

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) -- Quinze distritos do continente vão estar entre hoje e domingo sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar entre as 09:00 de hoje e as 12:00 de domingo sob aviso amarelo devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco sob aviso amarelo, entre as 06:00 de sábado e as 06:00 de domingo, devido ao vento forte do quadrante oeste nas terras altas, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca, em especial no litoral oeste, passando a aguaceiros durante a tarde e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando temporariamente a cota para 1200/1400 metros.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo moderado a forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima na região Sul.

Em Lisboa, Castelo Branco e Beja está prevista uma temperatura máxima de 16 graus Celsius, em Évora, ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17, Porto e Braga 13, Guarda 8, Vila Real, Bragança, Portalegre e Viseu 12, Santa Cruz das Flores 18 e Funchal e Faro 20.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.