Procuradores reúnem-se em Mafra para discutir o combate à corrupção

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) -- Procuradores dos Departamentos de Investigação e Ação Penal distritais e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) reúnem-se a partir de hoje, em Mafra, no II Encontro da Rede Nacional de Procuradores Contra a Corrupção.

O encontro vai reunir procuradores que trabalham na área da corrupção e do crime financeiro e visa aprofundar a articulação de trabalho em equipas e a consolidação de soluções na luta contra a corrupção.

O urbanismo, as insolvências, a articulação entre as fases de inquérito e julgamento, a investigação financeira, a recuperação de ativos e os meios de obtenção de prova, como a prova digital, contam-se entre os temas a debater, segundo um comunicado da Procuradoria-Geral da República.

O encontro termina no domingo, às 12:00, e será encerrado pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, contando também com a presença da procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.

A especialização do Ministério Público na investigação do crime de corrupção iniciou-se nos anos 1980, com a criação da primeira equipa especializada em Lisboa e mais tarde alargada a outros DIAP distritais, onde funcionam secções de investigação e ação penal especializadas na investigação da corrupção e crime financeiro.

O I encontro da Rede Nacional de Procuradores Contra a Corrupção decorreu em 2008, em Viseu.

CP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.