FC Porto conquista Copa Ibérica ao vencer Getafe por 2-1

FC Porto conquista Copa Ibérica ao vencer Getafe por 2-1
| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto garantiu a conquista da Copa Ibérica com um triunfo por 2-1 frente ao Getafe, no Estádio Municipal de Portimão. Os Dragões mantém um registo imaculado nesta pré-temporada. Leandro Cabrera colocou o quinto classificado da última edição da Liga espanhola em vantagem mas o mais velho do plantel portista (Pepe, 36 anos) lançou as bases para a reviravolta garantida pelo mais novo, Fábio Silva, dois dias depois de celebrar o 17.º aniversário.

No terceiro jogo realizado no espaço de seis dias, entre terça-feira e domingo, Sérgio Conceição repetiu apenas dois jogadores em relação aos onzes apresentados frente a Fulham e Bétis de Sevilha: Pepe e Sérgio Oliveira. Curiosamente, os dois internacionais portugueses teriam uma palavra a dizer na história do encontro.

Já na segunda parte, numa altura em que o FC Porto aumentava a pressão em busca do empate, foi o defesa-central a fazer o golo com um belo cabeceamento ao segundo poste após pontapé de canto cobrado pelo médio do lado esquerdo (52m).

Tal como aconteceu frente ao Bétis, nas meias-finais, os Dragões ficaram em desvantagem no marcador e conseguiram reagir. A equipa portista entrou melhor, perante um adversário agressivo na disputa de bola, e não inaugurou o marcador por manifesta infelicidade, já depois de Soares ter saído por lesão para a entrada de Zé Luís.

Luis Díaz desperdiçou a melhor oportunidade, ao minuto 22, quando o guarda-redes Leandro Chichizola falhou um corte e deixou a baliza à mercê do colombiano. O extremo perdeu tempo, puxou para dentro e acabou por rematar para defesa do argentino. A seguir, Marcano cabeceou para fora após livre cobrado por Alex Telles e Danilo, na conclusão de um lance iniciado por Romário Baró, atirou para defesa de Chichizola.

Contra a corrente do jogo, o Getafe colocou-se em vantagem num pontapé de canto, com Leandro Cabrera a aproveitar uma falha de marcação para cabecear colocado para o fundo da baliza (39m). Sem se deixar afetar, o FC Porto continuou em busca do golo, lamentando ocasiões não aproveitadas por Luis Díaz (44m e 48m) e Sérgio Oliveira (47m).

Sem surpresa e com inteira justiça, os Dragões chegaram ao empate ao minuto 52, por intermédio de Pepe, num duelo em que Sérgio Conceição reduziu o número de substituições e só mexeu na equipa a partir da hora de jogo. Seguiu-se um período muito feio do encontro, com quezílias, entradas duras e pouco futebol.

Disposto a manter o cerco à baliza contrária, a equipa portista voltou à carga e viria a garantir o triunfo em novo pontapé de canto. O jovem Fábio Silva precisou de apenas oito minutos em campo para, com 17 anos e dois dias, marcar o primeiro golo pela equipa principal do FC Porto. Alex Telles bateu o canto, Zé Luís cabeceou para defesa incompleta de Rúben Yánez e Fábio Silva apareceu na pequena área para a recarga decisiva. Desfecho ajustado em mais um teste positivo para o FC Porto.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.