Observatório diz que há "problemas que não estão completamente resolvidos"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jul 2019 (Lusa) -- O Observatório Técnico Independente criado pelo parlamento para acompanhar os incêndios florestais considerou hoje que há "problemas que não estão completamente resolvidos", acrescentando que vai fazer um relatório sobre os fogos deste fim de semana.

Contactado pela agência Lusa, o presidente do Observatório, Francisco Rego, afirmou que este organismo "não se vai pronunciar antes de ser feita uma análise bastante completa" sobre os incêndios que estão a lavrar há mais de 24 horas nos concelhos da Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco) e que depois passou para Mação (Santarém) .

Francisco Rego adiantou que o Observatório, organismo criado pela Assembleia da República em 2018, vai fazer um relatório sobre estes fogos, mas só depois da época crítica de incêndios, em outubro.

"O que tentamos fazer em termos de observatório é manter algum distanciamento e alguma frieza na análise das ocorrências", disse para justificar o facto em não se alongar sobre a forma como estão a ser combatidos estes incêndios.

No entanto, frisou que "é evidente que há indicadores que apontam para problemas que não estão completamente resolvidos".

Os incêndios que lavram, desde sábado, nos concelhos da Sertã, Vila de Rei e Mação mobilizam mais de mil bombeiros e 15 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

CMP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.