Evacuada praia fluvial de Cardigos, em Mação

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jul 2019 (Lusa) -- A GNR mandou evacuar na tarde de hoje a praia fluvial de Cardigos, freguesia do concelho de Mação, distrito de Santarém, devido à rápida aproximação das chamas ao local e ao centro da localidade.

Pelas 16:15, ao chegar ao local, a agência Lusa constatou várias viaturas a abandonarem rapidamente a praia fluvial e a fazer sinal de luzes e a buzinar para que os carros que seguiam em sentido contrário, fizessem inversão de marcha.

Em declarações à Lusa, o responsável pelo espaço de lazer que existe na praia fluvial de Cardigos, Armindo Dias, contou que durante a manhã a praia foi frequentada por "cerca de 1.300" pessoas.

Armindo Dias estava à espera de um carro de bombeiros que tardava a chegar, tendo afirmado que se essa viatura não chegasse nos próximos minutos, ele próprio teria de abandonar o local devido à proximidade das chamas.

No centro da freguesia de Cardigos, as pessoas mostravam-se preocupadas com o aproximar das chamas.

Cerca das 16:30, Jorge Fernandes Dias, residente em Chaveira, localidade situada a cerca quatro quilómetros de Cardigos, assumia estar "preocupado", uma vez que não sabia se poderia regressar à sua casa.

Pelas 16:50, chegaram viaturas de bombeiros a Cardigos, freguesia que está tomada pelo fumo negro, enquanto a população se concentra no centro da localidade.

No local são visíveis dois focos de incêndio.

O incêndio que mobiliza mais meios é o que deflagrou ao início da tarde de sábado no concelho de Vila de Rei (Castelo Branco) e depois passou para Mação (Santarém), estando as chamas a ser combatidas por 829 operacionais, apoiados por 249 viaturas e 15 meios aéreos.

CCC/JGS // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados