Fantasporto começa hoje com "Vampire Academy" e "Feiticeiro de Oz"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 fev (Lusa) -- A 34.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto arranca hoje, no Rivoli Teatro Municipal, com a abertura oficial a cargo de "Vampire Academy", seguindo-se uma versão restaurada do clássico "O Feiticeiro de Oz".

"O Feiticeiro de Oz", um de dois filmes de Victor Fleming a serem apresentados no Fantasporto deste ano (o outro vai ser "E Tudo o Vento Levou"), assinala 75 anos em 2014, motivo pelo qual o filme vai ser homenageado na cerimónia dos Óscares de domingo, depois de, em 1940, ter recebido duas estatuetas de um total de seis nomeações.

Além de "Vampire Academy" e de "O Feiticeiro de Oz", na sala principal do Rivoli, a noite de abertura do Fantasporto vai receber, às 21:00, no pequeno auditório, "La Casa del Fin de los Tiempos", de Alejandro Hidalgo, e "Deranged", de Neil Jones, duas horas depois.

O Fantasporto de 2014 vai exibir mais de 200 filmes, naquilo que o presidente do festival, Mário Dorminsky, disse que seria uma edição que visaria atrair os públicos virados para o cinema fantástico dito "mais tradicional".

Entre os regressos, contam-se os novos trabalhos de Vincenzo Natali, Alex de la Iglesia, Takashi Miike e Kim Ki-Duk, além de "Big Bad Wolves", de Aharon Keshales e Navot Papushado, considerado o melhor filme de 2013, por Quentin Tarantino, o realizador de "Cães danados" e "Pulp fiction".

A 34.ª edição do festival, que vai decorrer até 09 de março, vai mostrar 53 filmes portugueses, sendo, segundo a organização, a primeira vez que Portugal está representado em todas as secções.

Dos 53 filmes portugueses, dois são longas-metragens: "O Espinho da Rosa", produção luso-guineense de Filipe Henriques, a concurso na secção Cinema Fantástico, e "Pecado Fatal" de Luís Diogo, que concorre na Semana dos Realizadores e foi recentemente distinguido pelo Festival Internacional de Cinema do Canadá.

TDI // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.