FC Porto garante a presença na final da primeira edição da Copa Ibérica ao vencer o Bétis nos penáltis

FC Porto garante a presença na final da primeira edição da Copa Ibérica ao vencer o Bétis nos penáltis
| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto garantiu nesta sexta-feira a presença na final da primeira edição da Copa Ibérica, à custa do Bétis de Sevilha, esperando pelo vencedor do duelo entre o Portimonense e o Getafe. Juanmi e Zé Luís marcaram os golos de um jogo (1-1) que foi decidido nas grandes penalidades, com cem por cento de eficácia para o lado portista e Diogo Costa a vencer o duelo com Marc Bartra: 5-4 no desempate.

Os reforços Pepe e Nakajima foram os únicos repetentes no onze de Sérgio Conceição após o triunfo frente ao Fulham (1-0). O treinador apresentou outras soluções e lançou de início jovens como Fábio Silva, que celebrou ontem o 17.º aniversário, Tomás Esteves, igualmente com 17 anos, e Romário Baró, com 19.

Fábio Silva procurou desde cedo a baliza do Bétis e cabeceou por cima na sequência de um pontapé de canto, ao minuto 12. Na resposta, a equipa da Andaluzia colocou-se em vantagem no marcador. Cristian Tello, antigo jogador portista, ganhou espaço na direita e cruzou para a cabeça de Juanmi que, vindo do lado oposto, surgiu na área para finalizar.

Frente a um Bétis de Sevilha com outras caras conhecidas do futebol português, como Sidnei, William Carvalho e Javi García, o FC Porto foi ensaiando lances para chegar ao golo mas viu igualmente Vaná a mostrar serviço na sequência de um remate cruzado de Emerson. O empate chegaria após a primeira meia-hora de jogo.

Zé Luís surgiu com espaço à entrada da área, puxou para dentro e desenhou um belo arco, a meia altura, sem hipóteses para o guarda-redes contrário. Motivados pelo 1-1, perfeitamente justificado, os Dragões ficaram muito perto do segundo logo depois, com o mesmo recurso. Nakajima progrediu pelo centro e desferiu um remate potente, de fora da área, vendo a bola ser devolvida pelo poste da baliza espanhola.

O FC Porto deixou boas indicações no plano ofensivo ao longo da etapa inicial, surgiu com nova roupagem para a segunda metade mas continuou a criar mais oportunidades que o adversário. Sérgio Conceição fez dez alterações no início da segunda parte, mantendo apenas Danilo Pereira, que tinha substituído o lesionado Loum ao 16.º minuto de jogo.

Otávio (61m), Danilo (63m), Luis Díaz (71m) e Soares (72m) não conseguiram bater o guardião contrário no melhor período azul e branco e o Bétis de Sevilha, demonstrando capacidade de resposta no último quarto de hora, também não logrou desfazer o nulo. Dessa forma, o vencedor da partida foi encontrado com recurso ao desempate por grandes penalidades, com final feliz para os portugueses. Alex Telles, Soares, Marcano, Bruno Costa e Danilo converteram com êxito os castigos máximos e o jovem Diogo Costa travou o quarto penálti espanhol, batido por Marc Bartra.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.