CGTP desfila em Lisboa e apela aos portugueses para que lutem contra a austeridade

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 fev (Lusa) -- O secretário-geral da CGTP apelou hoje ao povo português para que lute contra as políticas de austeridade do Governo e considerou que as marchas que estão agora a decorrer no país são um bom exemplo da indignação dos portugueses.

"Vale a pena lutar, mas há que prosseguir a luta para derrotar as políticas de austeridade e de empobrecimento deste Governo e apelo, nesse sentido, ao povo português porque o momento é de agir", disse o sindicalista à agência Lusa no decorrer do desfile que se dirige para São Bento, em Lisboa.

Arménio Carlos considerou que as marchas que hoje se realizam em Lisboa, Porto e Leiria "estão a correr muito bem, porque ao fim do dia, princípio de noite, estão milhares de trabalhadores nas ruas".

O sindicalista lidera a manifestação ao som de palavras de ordem como "o povo unido jamais será vencido", "é urgente e necessário o aumento dos salários" e "fartos de aldrabões, queremos eleições", entre outras.

A CGTP-IN marcou para hoje em Lisboa, Porto e Leiria marchas contra "a política de austeridade imposta pela 'troika' e pelo Governo".

Em Lisboa, a manifestação, que termina junto à residência oficial do primeiro-ministro, foi antecedida de três pré concentrações: uma junto ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, outra junto ao Ministério da Educação e outra junto ao Ministério da Saúde.

O início das concentrações ficou marcado por intervenções de dirigentes sindicais de cada um dos setores e membros da Comissão Executiva da CGTP-IN.

Os desfiles juntaram-se na zona de Picoas e no Marquês de Pombal, onde entraram os reformados que participam no protesto.

Os manifestantes seguem para São Bento, onde Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN fará a intervenção de encerramento e onde será aprovada uma resolução reivindicativa.

A data do protesto foi marcada de forma a coincidir com a presença da 'troika' em Portugal para mais uma avaliação do programa de assistência financeira.

Para sexta-feira está marcada uma marcha idêntica para Coimbra.

RRA/SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".