Costa espera que Ursula von der Leyen concretize a agenda progressista da UE

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jul 2019 (Lusa) - O primeiro-ministro felicitou a alemã Ursula von der Leyen pela sua eleição para o cargo de presidente da Comissão Europeia e afirmou esperar que concretize a agenda estratégica progressista da União Europeia com a qual se comprometeu.

Esta posição foi transmitida por António Costa numa nota na rede social Twitter, depois de Ursula von der Leyen, de 60 anos, do partido União Democrata-Cristã (CDU), ter sido eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, numa votação em que obteve 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um voto nulo.

"Parabéns a Ursula von der Leyen pela sua eleição como presidente da Comissão Europeia. Ansioso por trabalhar de perto com a equipa da Comissão Europeia para a implementação da agenda progressista estratégica da União Europeia com a qual a presidente se comprometeu para os próximos cinco anos", escreveu António Costa.

Na sua mensagem, o primeiro-ministro português fez questão de acentuar que o "próximo passo", deverá ser "a adoção de um orçamento plurianual que corresponda às ambições desta nova agenda em resposta às expectativas dos nossos cidadãos".

A candidata indigitada pela Comissão Europeia para presidir à Comissão Europeia irá suceder em 01 de novembro ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos, e será a primeira mulher a ocupar este cargo.

Segue-se agora o processo de composição do novo Colégio de Comissários, que será submetido a um voto de aprovação em outubro.

PMF (AMG)//ACL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.