Governo pede à CGD "gestão de risco adequada", apoio à economia" e rede abrangente

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jul 2019 (Lusa) -- A 'Carta Missão' do Governo para a CGD, hoje publicada no site da instituição, recomenda ao banco público "uma gestão de risco adequada", o apoio à economia e uma rede de serviços abrangente e de "elevada qualidade".

"Sustentabilidade do modelo de negócio, assegurada pela rendibilidade das operações, associada a uma gestão de risco adequada, e por uma rede de serviços financeiros abrangente" é a primeira linha de orientação das oito que o Governo indica à Caixa Geral de Depósitos (CGD) na 'Carta Missão' hoje publicada no site da instituição.

É a primeira 'Carta Missão' para a CGD dos últimos seis anos. A última foi assinada pelo então ministro Vítor Gaspar e entregue ao banco público em 31 de maio de 2013.

A segunda linha de orientação que o Governo indica para o banco público, na carta hoje divulgada, é o "apoio à economia, mediante a orientação da atividade creditícia para as empresas, em especial na promoção da internacionalização e na operacionalização de linhas de apoio a pequenas e médias empresas".

O executivo dita ainda a "manutenção do papel da CGD na prestação de serviços bancários aos clientes particulares, assim como na atratividade para a captação das suas poupanças, garantindo uma cobertura abrangente e uma elevada qualidade na prestação do serviço".

Na carta dirigida ao presidente do Conselho de Administração da CGD, o Governo indica também que a CGD deve, até 2020, "reduzir os custos operacionais em cerca de 20%", "diminuir o peso do crédito em incumprimento para um nível inferior a 7% da carteira de crédito" e "respeitar um custo do risco inferior a 0,60%, retomando os níveis observados antes da crise financeira mundial".

ECR // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.