Presidente da República recebeu campeões mundiais de hóquei em patins em Belém

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu hoje os campeões mundiais de hóquei em patins no Palácio de Belém, em Lisboa, e enalteceu as características que fizeram dos jogadores "os melhores do mundo".

Atualizado 17-07-2019 12:17

"A humildade, dedicação sem limites, unidade da equipa, capacidade de sacrifício, coragem física, nisto a somar à inteligência, lucidez, paciência, preparação e sentido claro das prioridades, fez de nós sermos, de longe, os melhores", exclamou.

Em cerimónia de condecoração dos jogadores e do corpo técnico da seleção nacional de hóquei em patins campeão do mundo, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa realçou a importância do hóquei em patins em Portugal e elogiou a comitiva por aliar, em pouco tempo, a conquista do Mundial ao Europeu conquistado em 2016.

"A patinagem, em geral, e o hóquei em patins, em particular, constituem modalidades há muito queridas dos portugueses. Há três anos, aqui vieram os nossos campeões da Europa, alguns dos quais os mesmos de hoje. Juntar o Europeu ao Mundial, em tão curto espaço de tempo, é uma realidade na qual todos já tínhamos saudades", disse.

O chefe de Estado, que recebeu das mãos de Luís Sénica, presidente da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), um 'stick', um galhardete da FPP, uma camisola e as caneleiras utilizadas por Ângelo Girão, elogiou o guarda-redes da seleção, que foi a principal figura do campeonato do mundo.

"Como gostaria de ter sempre a serenidade de Ângelo Girão na defesa dos lances impossíveis, porque o que conta é a consistência. Defender várias vezes é obra, defender sempre é praticamente impossível. Se todos tivermos esta consistência e serenidade, Portugal será uma pátria ainda melhor", afirmou.

Luís Sénica expressou o sentimento de "orgulho e honra" ser recebido pelo Presidente da República e manifestou vontade de continuar a levantar bem alto o nome de Portugal.

"É para nós um orgulho e uma honra ser recebido por Vossa Excelência. Sabemos quanto valoriza e reconhece os êxitos do desporto português e hoje estamos aqui para enaltecer os êxitos da patinagem. O tempo não pára, mas também não pára a nossa vontade de representar Portugal", sublinhou.

Após a receção, em Belém, os campeões do mundo vão prestar homenagem a António Livramento, e depositar uma coroa de flores em memória do antigo hoquista, no Cemitério de Benfica.

Portugal sagrou-se campeão mundial de hóquei em patins no domingo, em Barcelona, 16 anos depois da última conquista, vencendo a Argentina por 2-1 no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final do encontro.

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.