Novo pavilhão da Agudela, em Matosinhos, vai custar 1,2 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 27 fev (Lusa) -- A Câmara de Matosinhos lançou hoje a primeira pedra do novo pavilhão da Agudela, um investimento de 1,2 milhões de euros que substitui o anterior edifício, que estava ilegal e foi destruído em 2013 na beneficiação da orla costeira.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto explicou que este novo pavilhão substitui o antigo -- que "não tinha viabilidade e era um elemento anacrónico" -- e que foi necessário sacrificar no Plano de Ordenamento da Orla Costeira.

O antigo pavilhão era uma construção ilegal e foi comprado pela Câmara de Matosinhos, tendo sido demolido em junho de 2013 graças aos fundos comunitários, com uma comparticipação de 982 mil euros (80%).

De acordo com Guilherme Pinto, as obras do novo equipamento estarão concluídas no prazo de dez meses, sendo o custo da empreitada de 1,2 milhões de euros, dos quais 900 mil euros serão suportados pela instituição e o restante pela autarquia.

O novo pavilhão ficará localizado junto à escola EB1 da Agudela, considerando o autarca que nas proximidades dos equipamentos escolares que devem ficar instalados estes espaços.

O novo pavilhão vai servir, durante o dia, a comunidade escolar, nomeadamente os 75 alunos da EB1 da Agudela que atualmente não dispõem de instalações cobertas destinadas à prática de atividades desportivas.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra, o presidente do Centro Recreativo e Popular de Lavra manifestou a expectativa de inaugurar as novas instalações nas comemorações do 60.º aniversário do clube, em janeiro de 2014.

De acordo com o comunicado da autarquia, o novo pavilhão gimnodesportivo terá uma área de bancada de público com capacidade para 150 espectadores, quatro vestiários, dois balneários e um gabinete médico/ primeiros socorros, entre outras valências.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.