Reitor de Aveiro reeleito quer Universidade como referência de pós-graduação

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 27 fev - Manuel Assunção foi hoje reeleito reitor da Universidade de Aveiro, como candidato único com 15 votos a favor e dois brancos, na reunião do conselho geral, em que participaram 17 dos 19 conselheiros.

Durante a sessão pública que antecedeu a votação, o reitor defendeu que aquela universidade se deve afirmar como escola de referência em pós-graduação, reduzindo o peso relativo do primeiro ciclo, face à tendência de declínio demográfico.

Salientando que apenas um terço dos jovens que frequentam o 9º ano chegam à universidade, Manuel Assunção referiu que, a manterem-se as vagas oferecidas para o ingresso no ensino superior pela Universidade de Aveiro, que em 2013 foram 2400, serão largamente excedentárias no futuro, já que a bacia natural de recrutamento, o Baixo Vouga, vem perdendo alunos com o 12º ano.

Tendo em conta um estudo que aponta que ¾ dos estudantes escolhem a universidade que querem frequentar pela proximidade e não pela qualidade, as perspetivas demográficas penalizam mais a Universidade de Aveiro do que as universidades de Lisboa, Porto e Minho.

O caminho apontado por Manuel Assunção para o próximo mandato é apostar numa viragem da Universidade de Aveiro como escola de referência de pós-graduação, permitindo captar mais estudantes estrangeiros e reduzir o peso relativo do primeiro ciclo, aproximando-o dos 50%.

Conforme explicou na apresentação pública da sua candidatura, tal não significa desistir do primeiro ciclo, pretendendo mesmo envolver a Associação de Estudantes na captação de futuros alunos.

Quanto ao número de docentes e investigadores, Manuel Assunção traçou como objetivo manter quem está e evitar saídas que prejudiquem a qualidade: "não queremos crescer, mas manter um corpo estabilizado".

Outra das linhas de orientação que defendeu foi a de reduzir a dependência do Estado que, lembrou, não cumpriu o contrato-programa celebrado com a Universidade quando esta passou a fundação, embora esta tenha prosseguido "as metas mobilizadoras" definidas no mesmo, algumas atingidas logo em 2012.

Nessa perspetiva, Manuel Assunção quer a Universidade "alinhada com o Horizonte 20/20 e com o Acordo de Parceria Portugal/União Europeia", pelos fundos que poderá captar e que espera duplicar, mas sobretudo "pelas prioridades que fazem sentido e que estão de acordo com a procura de conhecimento, numa visão multidisciplinar, que vão ao encontro do que é desejável numa universidade", com projetos de investigação fundamental, investigação aplicada e investigação em desenvolvimento e inovação.

O reitor propõe-se, também por isso, livrar-se de tarefas operacionais que lhe têm tomado tempo para se dedicar mais à procura de financiamentos e à representação institucional da Universidade, bem como a "ouvir as pessoas no Campus".

A relação da Universidade de Aveiro com a região e as empresas é uma linha que pretende prosseguir e reforçar com o aumento dos estágios (atualmente já são 1200 por ano), com o lançamento de mais cinco plataformas tecnológicas (em que professores e empresários de uma mesma área trabalham em conjunto), e acompanhar a instalação do Parque de Ciência e Inovação (PCI), em que estão envolvidas empresas e autarquias.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.