Municípios de Aveiro querem ver as obras nas praias prometidas pelo Governo

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 27 fev (Lusa) - O conselho da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) quer que "os compromissos assumidos pelo governo para proteger as zonas costeiras afetadas pelas intempéries "sejam executados no terreno com a máxima urgência", anunciou hoje fonte intermunicipal.

"O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro fez uma análise às consequências das intempéries nos municípios da Região de Aveiro, no que respeita à erosão costeira, em particular nos municípios de Ílhavo e Ovar, nos quais existem elevados prejuízos materiais em infraestruturas públicas e privadas, exigindo-se uma atuação profunda e imediata para proteção e valorização das referidas zonas, nomeadamente as áreas dunares, os areais das praias e as áreas urbanas adjacentes. As circunstâncias exigem que os compromissos de intervenção assumidos pelo Governo sejam executados no terreno com a máxima urgência", refere um comunicado intermunicipal.

O texto, alusivo à reunião daquele órgão, realizada NA segunda-feira, dá conta ainda da decisão de apresentar ao governo a proposta de integrar na eventual ITI/Mar, apontada como possível no Acordo de Parceria com a Comissão Europeia para 2014/2020, uma área específica de investimento para o combate à erosão costeira, ou mesmo proceder a uma ITI temática específica para essa área de investimento, "de grande importância e premência para várias zonas da costa ocidental portuguesa, nomeadamente a costa aveirense".

O conselho decidiu ainda solicitar ao governo que aprove, com caráter de urgência, a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Ovar-Marinha Grande, "que já se arrasta há tempo demais e sem qualquer justificação objetiva, criando as condições de base legal para as intervenções físicas de proteção costeira que há muito são necessárias".

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro anunciou também que vai organizar, em maio, em Ovar, uma conferência nacional sobre "a estratégia de combate à erosão costeira e a utilização dos fundos comunitários para cumprir esse objetivo".

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.