Autarcas da "Plataforma A25" querem unir esforços com Castela e Leão

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 fev (Lusa) -- Os autarcas que integram a "Plataforma A25" decidiram encetar contactos com autoridades locais e regionais de Castela e Leão para unirem esforços na defesa do corredor rodoferroviário Aveiro -- Viseu - Guarda -- Salamanca.

A decisão foi tomada numa reunião realizada na quarta-feira à noite entre os presidentes das Câmaras de Aveiro, Guarda e Viseu, a segunda da "Plataforma A25".

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, explicou hoje aos jornalistas que foi decidido reiterar o apoio ao corredor ferroviário Aveiro -- Viseu -- Vilar Formoso.

"Este corredor é para nós prioritário, quer do ponto de vista do transporte de mercadorias, quer do transporte de passageiros", frisou, referindo o facto de "70% das mercadorias exportadas do Centro Norte de Portugal saírem através da A25", o que demonstra "a importância que este eixo ferroviário poderá vir a ter".

Segundo Almeida Henriques, ficou também decidido mostrarem "disponibilidade para as formas que o Governo venha a encontrar até de faseamento de obra ou de uma metodologia que permita eventualmente construir metade do corredor agora, metade no próximo quadro comunitário de apoio".

Na reunião, os três autarcas decidiram encetar contactos com as autoridades locais e regionais de Cidade Rodrigo, Salamanca e da Região de Castela e Leão com vista à defesa do corredor logístico E80 (estrada europeia).

"É uma via que não acaba em Vilar Formoso, continua por Espanha e depois segue para a Europa central. Portanto, desse ponto de vista, também vamos iniciar contactos para que rapidamente possamos fazer esta reunião", disse Almeida Henriques.

Foi ainda abordada na reunião a possibilidade de as três cidades portuguesas aproveitarem sinergias nas áreas cultural e desportiva.

"Vamos criar aqui uma rede para a potenciação da cultura nestas três cidades capitais de distrito e, ao mesmo tempo, apostar em alguns eventos desportivos conjuntos", avançou.

A próxima reunião da "Plataforma A25" acontecerá na Guarda.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".