Mais de 70% dos trabalhadores sindicalizados do BCP aceitaram os cortes salariais

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 fev (Lusa) -- Mais de 70% dos trabalhadores do BCP sindicalizados que responderam à consulta da Febase -- Federação do Setor Financeiro manifestaram-se a favor dos cortes temporários dos salários para evitar o despedimento coletivo.

Segundo a informação publicada no 'site' da Internet do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), das 1.516 respostas recebidas, 1.091 disseram 'sim' ao acordo negociado com o banco de cortes salariais temporários, ou seja, quase 72%. Houve ainda 242 respostas contra o acordo, 12 nulas, duas em branco e 169 envelopes anulados por não ser possível identificar o emissor.

No início de fevereiro, os sindicatos de bancários da Febase enviaram 5.607 cartas aos trabalhadores do BCP sindicalizados na Febase.

"Aceita o teor do memorando acordado entre o BCP e a Febase -- já do seu conhecimento pelas cartas enviadas --, que poderá evitar um despedimento coletivo e permitirá ao banco que a reestruturação a que está obrigado por força do acordo com a Direção-Geral de Concorrência da Comissão Europeia se faça, preferencialmente, com recurso a reformas antecipadas e rescisões por mútuo acordo", era a pergunta do boletim de voto a que os sindicalizados tinham de responder 'sim' ou 'não'.

Na quarta-feira, a mesa do Conselho Geral da Febase abriu os envelopes com as respostas e concluiu que a maioria era a favor.

"O resultado da consulta manifesta a solidariedade dos trabalhadores do BCP, que depois de devidamente esclarecidos optaram pela retenção salarial para evitar um despedimento coletivo", lê-se na nota publicada no portal do SBSI, que considera que esse entendimento é a "solução possível para salvaguardar um número significativo de postos de trabalho".

Após este passo, os sindicatos vão concluir a redação das cláusulas para a revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (de forma a acomodar os cortes salariais temporários) que serão levadas, na próxima semana, à apreciação do Conselho Geral da Febase.

Depois disso, o processo ainda tem vários passos, como a publicação das alterações no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) e a criação de portarias de extensão para abranger o acordo aos não sindicalizados, pelo que os cortes só deverão começar a vigorar a partir de maio ou junho.

O plano de reestruturação que o BCP acordou com Bruxelas, depois de o Estado ter injetado 3.000 milhões de euros no banco para o recapitalizar, prevê a redução do número de trabalhadores em Portugal para 7.500 até final de 2017, o que significa menos 1.084 colaboradores do que os 8.584 que o banco tinha no final do ano passado.

Com vista a evitar despedimentos, no final de 2013, a administração do BCP e os sindicatos chegaram a um pré-acordo para um corte temporário dos salários (entre os 3% e os 11%) a todos os trabalhadores com remunerações acima dos mil euros brutos mensais. Os cortes mantêm-se em vigor até à saída do investimento público e quando o banco regressar aos lucros será levada à assembleia-geral uma proposta para que os trabalhadores recebam o dinheiro entretanto cortado.

Além dos cortes de salários, o BCP vai ainda levar a cabo processos de rescisões amigáveis e reformas antecipadas.

Na conferência de imprensa de apresentação de resultados de 2013, o presidente do BCP disse que o banco quer evitar o despedimento coletivo mas que este tem de cumprir o acordo feito com Bruxelas, pelo que vai fazer um "conjunto relevante de rescisões e reformas antecipadas para não entrar noutros mecanismos", ou seja, no despedimento coletivo.

O BCP, que em 2013 teve prejuízos de 740 milhões de euros, tem vindo a "emagrecer" os seus recursos humanos. Em 2012, saíram mais de 1.000 trabalhadores e em 2013 foram mais 398 funcionários.

IM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.