Info

Investimento de 16 ME na praia fluvial do Almargem, em Viseu

| País
Fonte: Agência Lusa

Viseu, 27 fev (Lusa) -- Cerca de 16 milhões de euros vão ser investidos na praia fluvial do Almargem, num projeto turístico que inclui um parque aquático inovador na Península Ibérica, disse hoje o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

"É um projeto de um promotor privado que já há seis anos tinha iniciado este processo e acabou por ver o seu projeto apoiado recentemente no QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)", explicou aos jornalistas Almeida Henriques, que hoje visitou o local.

Segundo o autarca, trata-se de "um investimento de mais ou menos 16 milhões de euros, que tem cerca de 10 milhões de apoio de fundos comunitários".

"O concurso público está neste momento a ser lançado. É um projeto que tem de estar concluído até setembro do próximo ano, porque a isso obrigam os fundos comunitários", acrescentou.

Almeida Henriques avançou que, numa primeira fase, o projeto terá "um edifício de apoio com saunas, restaurante, bowling e outras modalidades" e um parque aquático temático coberto, que "será o primeiro na Península Ibérica" e funcionará durante todo o ano. Será também mantida a praia fluvial.

Para uma segunda fase "está prevista uma rota dos moinhos ao longo do rio, com cerca de quatro quilómetros, para mostrar a história do fabrico do pão", um parque de campismo e um parque aventura.

"O Almargem, enquanto praia fluvial, ganha aqui outras valências que são extremamente interessantes para Viseu", frisou, acrescentando que o Gabinete do Investidor criado pela autarquia está a acompanhar de perto este projeto.

Almeida Henriques disse ainda que este é um projeto que pode vir a usufruir de uma linha de financiamento que criou enquanto foi secretário de Estado, denominada Investe QREN e que permite apoiar o investimento feito com fundos comunitários.

"Na parte que não é comparticipada pelos fundos comunitários, este empresário apresentou uma proposta junto de uma entidade bancária para a aprovação de um financiamento ao abrigo da linha Investe QREN", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Publicada lista das 578 escolas onde amianto vai ser retirado. 218 ficam no Norte

A lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias, inclui 578 estabelecimentos de ensino, segundo o Diário da República.

Portugal com mais seis mortos e 345 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 do que na segunda-feira e mais 345 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Criminalidade violenta e grave subiu 3% no ano passado em relação a 2018

 A criminalidade violenta e grave subiu 3% no ano passado relativamente a 2018, tendo sido registados 14.398 crimes violentos, 40 por dia, segundo dados do Relatórios Anual de Segurança Interna que deverá ser aprovado hoje.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.