Investimento de 16 ME na praia fluvial do Almargem, em Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 fev (Lusa) -- Cerca de 16 milhões de euros vão ser investidos na praia fluvial do Almargem, num projeto turístico que inclui um parque aquático inovador na Península Ibérica, disse hoje o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

"É um projeto de um promotor privado que já há seis anos tinha iniciado este processo e acabou por ver o seu projeto apoiado recentemente no QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)", explicou aos jornalistas Almeida Henriques, que hoje visitou o local.

Segundo o autarca, trata-se de "um investimento de mais ou menos 16 milhões de euros, que tem cerca de 10 milhões de apoio de fundos comunitários".

"O concurso público está neste momento a ser lançado. É um projeto que tem de estar concluído até setembro do próximo ano, porque a isso obrigam os fundos comunitários", acrescentou.

Almeida Henriques avançou que, numa primeira fase, o projeto terá "um edifício de apoio com saunas, restaurante, bowling e outras modalidades" e um parque aquático temático coberto, que "será o primeiro na Península Ibérica" e funcionará durante todo o ano. Será também mantida a praia fluvial.

Para uma segunda fase "está prevista uma rota dos moinhos ao longo do rio, com cerca de quatro quilómetros, para mostrar a história do fabrico do pão", um parque de campismo e um parque aventura.

"O Almargem, enquanto praia fluvial, ganha aqui outras valências que são extremamente interessantes para Viseu", frisou, acrescentando que o Gabinete do Investidor criado pela autarquia está a acompanhar de perto este projeto.

Almeida Henriques disse ainda que este é um projeto que pode vir a usufruir de uma linha de financiamento que criou enquanto foi secretário de Estado, denominada Investe QREN e que permite apoiar o investimento feito com fundos comunitários.

"Na parte que não é comparticipada pelos fundos comunitários, este empresário apresentou uma proposta junto de uma entidade bancária para a aprovação de um financiamento ao abrigo da linha Investe QREN", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.