Festival Miguel Torga leva cinco companhias de teatro a Mondim de Basto

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 27 fev (Lusa) - O Festival Nacional de Teatro Miguel Torga decorre todos os sábados de março, em Mondim de Basto, com a participação de cinco companhias e o objetivo de revitalizar a tradição do teatro neste concelho, anunciou hoje a organização.

Promovido pelo Teatro Amador Mondinense (TAM), com o apoio da câmara municipal e pequenos empresários locais, a quinta edição do festival arranca no próximo sábado, com o grupo Peripécia, sediado em Vila Real, e a peça "1325".

Depois, até 29 de março, aos sábados, a Casa da Cultura irá acolher as restantes companhias que levarão a cena um leque variado de espetáculos.

A Palmilha Dentada leva a Mondim de Basto a peça "O guardião do rio", o teatro da Disdascália apresenta "One man alone" e a companhia local de Teatro Juvenil sobre ao palco com "A odisseia do nada que não vai para lado nenhum".

O festival termina com a peça "Rábulas caseiras", apresentada pelo TAM.

Tiago Pires, da organização do evento, disse hoje que os preços dos bilhetes se mantêm nos 2,50 euros, "acessíveis em tempos de crise", havendo ainda um pacote para as famílias a 10 euros.

O responsável salientou a "grande tradição teatral que estava apagada" no concelho e que o evento pretende "revitalizar".

Tiago Pires referiu ainda que o objetivo do TAM é "valorizar a cultura no interior apostando num programa anual de atividades rico e diversificado, que vai do teatro, música, exposições, lançamento de livros, cinema e atividades ao ar livre".

O TAM tem apostado na formação teatral para crianças e adultos, tendo, inclusive, uma secção direcionada para a criação e montagem de espetáculos de teatro para a infância.

Ao longo destes cinco anos a companhia tem-se deslocado por todo o nordeste transmontano, criando parcerias não só com as companhias distritais como companhias a nível nacional.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.