Comunidade Intermunicipal do Ave lança concurso para ideias de negócio

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 27 fev (Lusa) - A Rede IN.AVE lançou hoje o "Desafio Empreendedor", um concurso para ideias de negócio a desenvolver nos municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave, que garante formação e acompanhamento às propostas "com pernas para andar", além da vencedora.

Com este desafio, a IN-AVE pretende, segundo explicou na conferência de apresentação Domingos Silva, responsável na CIM-Ave, "dinamizar o ecossistema empreendedor" nos municípios do Vale do Ave, Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

A IN.AVE, criada em junho, reúne 25 instituições, entre autarquias, empresas, universidades, cooperativas e associações, e tem por objetivos favorecer a "criação de sinergias" no apoio ao empreendedorismo de base local e promover ações de formação e capacitação de profissionais e empreendedores.

"Este é um concurso de ideias municipais no qual os empreendedores vão ser apoiados por uma equipa que os vai ajudar a criar um plano de negócio", explicou Domingos Silva.

O desafio, aberto a maiores de 18 anos, está organizado por etapas.

Numa primeira fase vão ser selecionadas ideias de negócio por município e os seus empreendedores vão poder participar em ateliers de ideias nos quais, durante dois dias, vão trabalhar com consultores no projeto que estão a desenvolver.

Depois serão escolhidos um vencedor por município para integrarem um Programa de Imersão Empreendedora, de 4 dias, sendo o vencedor depois selecionado.

No entanto, a rede garante apoio não só ao vencedor do desafio.

"Pretendemos apoiar todas as ideias com pernas para andar", explicou o secretário executivo da CIM do Ave, Gabriel Pontes.

Quanto ao prémio, não está ainda "fechado" o montante a atribuir.

"Assegurados estão 1.500 euros mas ainda estamos em negociações com uma instituição bancária para aceder a um envelope financeiro maior", adiantou Domingos Silva.

As inscrições para o Desafio Empreendedor IN.AVE estão abertas até dia 22 de março no sítio da internet da CIM do AVE.

JYCR // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.