"Portugal aprofundará investimento nos PALOP e em Timor-Leste" - Secretário de Estado

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 fev (Lusa) - O Governo aprovou hoje o Conceito Estratégico da Cooperação 2014-2020 que, segundo o secretário de Estado Luís Campos Ferreira, prevê que Portugal "aprofundará o seu investimento" nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e em Timor-Leste.

"Portugal aprofundará o seu investimento nos PALOP e em Timor-Leste. Enquanto vetor central da política externa portuguesa, estes países de língua portuguesa são as prioridades deste conceito estratégico", declarou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.

Luís Campos Ferreira apontou a "concentração" como um dos pilares do documento hoje aprovado: "Vamos privilegiar a área geográfica PALOP mais Timor-Leste e vamos apostar em programas de maior dimensão e com uma natureza mais estruturante".

"Ao nível setorial, vamos dar continuidade a áreas que são tradicionais da cooperação portuguesa: boa governação, e aqui destaco essencialmente os direitos humanos, a saúde, a educação, a proteção social, a inclusão social e o emprego", referiu, acrescentando que são introduzidas "novas áreas de atuação: crescimento verde, energia, mar e o setor privado".

O secretário de Estado assinalou que "há novos atores, como o setor privado, que passam a ser estratégicos", e "novos modelos de financiamento", estando prevista a atuação através de "parcerias" com outros países e a possibilidade de recorrer a fundos europeus.

Segundo Luís Campos Ferreira, o documento hoje aprovado incorpora "uma filosofia mais moderna" em que "a cooperação é entendida como um investimento", com "responsabilidades partilhadas e benefícios mútuos", e "não apenas como uma despesa".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.