Apenas 23 trabalhadores da Parvalorem aceitaram a rescisão amigável

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 fev (Lusa) -- Apenas 23 dos cerca de 200 trabalhadores da Parvalorem aos quais foi proposta a rescisão amigável aceitaram sair da empresa, disse à Lusa fonte da sociedade veículo que absorveu os ativos 'tóxicos' do BPN.

"Até à data rescindiram amigavelmente 23 pessoas", disse à Lusa fonte oficial da empresa.

A proposta de rescisão foi feita aos mais de 200 funcionários da Parvalorem que moveram uma ação judicial contra a empresa, pedindo a reintegração no Banco BIC (que comprou o BPN). Se todos aceitassem, a empresa ficava com cerca de 100 funcionários, número que a gestão considera suficiente para o trabalho que a empresa tem a seu cargo.

A Lusa questionou a administração sobre se haverá um novo processo de rescisões voluntárias ou se pondera avançar para o despedimento coletivo, mas até agora ainda não obteve resposta.

Já fonte da Comissão de Trabalhadores disse que o facto de este processo ter terminado "não é impeditivo de um novo processo", desta vez provavelmente aberto a todos os trabalhadores da Parvalorem e não só aos que moveram a ação judicial, mas disse que ainda não foi possível reunir com a administração para saber mais pormenores.

Criada em 2010 para absorver os créditos 'tóxicos' do BPN, a Parvalorem recebeu em janeiro de 2012 a titularidade dos contratos de trabalho de 700 funcionários do BPN, tendo atualmente cerca de 300, depois de os restantes terem sido absorvidos pelo BIC (que comprou o BPN em março de 2012 por 40 milhões de euros) e de terem existido ainda algumas rescisões.

Em julho, a ministra das Finanças disse no Parlamento que, assim que fosse feita a adjudicação a entidades externas da gestão e recuperação de créditos do ex-BPN, a empresa ia avançar com o processo de rescisão de mais de 200 trabalhadores da Parvalorem, o que já aconteceu.

IM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".