Portugal abate 1,32 mil ME na dívida

Portugal abate 1,32 mil ME na dívida
| Economia
Porto Canal

O Tesouro português conseguiu hoje amortizar 1,32 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro da dívida total de 15,3 mil milhões de euros que tinha para pagar em outubro deste ano e outubro de 2015.

O instituto que gere a dívida pública (IGCP) foi hoje ao mercado para recomprar uma parte destas duas linhas de Obrigações do Tesouro.

Na linha de Obrigações do Tesouro que vence em outubro deste ano, Portugal conseguiu amortizar 293,2 milhões de euros (de um total de 6,105 mil milhões de euros).

Já na linha, que vence em outubro de 2015, Portugal conseguiu antecipar o pagamento de 1,027 mil milhões de euros (de um total de 9,242 mil milhões de euros de dívida).

Comentando a operação do IGCP, o diretor da gestão de ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva reconheceu que Portugal conseguiu aliviar um pouco a pressão nos reembolsos que terá que fazer, mas, ainda assim, sublinhou que “a operação teve uma dimensão muito pequena e quase não terá impacto”.

De acordo com o economista, na operação de hoje, na linha que vence em 2014, o montante foi recomprado a uma taxa de 0,39%, enquanto na linha que vence em 2015 a taxa foi de 1,19%.

Os ganhos, de acordo com Filipe Silva, também foram “marginais”.

"Na emissão que vence no final de 2014, a poupança de juros foi de 758 mil euros, que é insignificante. Na emissão que vence em 2015, a poupança de juros nestes dois anos (2014 e 2015) será de 20,4 milhões de euros", refere.

A poupança também só será útil caso o Estado não precise de voltar a emitir dívida para “repor” estes montantes, avisou.

“O que se retira daqui é que os investidores não têm pressa em desfazerem-se das posições que detêm em dívida portuguesa, no curto prazo”, acrescentou.

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.