FMI defende que há "margem de manobra" para aumentar salários dos médicos moçambicanos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 13 jun (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu na quarta-feira que o Governo moçambicano terá "espaço de manobra" no próximo Orçamento Retificativo para um aumento gradual dos salários dos médicos, que estão em greve há mais de três semanas.

Os médicos e técnicos de saúde moçambicanos paralisaram a atividade, exigindo um aumento de 100 por cento nos ordenados, contra um incremento de 15 por cento decretado pelo Governo, em abril.

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma palestra sobre a economia moçambicana, o representante do FMI em Moçambique, o brasileiro Victor Lledó, afirmou que o Orçamento Retificativo, que será debatido pelo parlamento em agosto, dá uma margem de manobra ao executivo, para uma subida gradual dos ordenados da classe médica e dos profissionais de saúde.

"Obviamente, há um espaço de manobra. Acredito que a versão atual do Orçamento Retificativo concede um aumento", enfatizou Victor Lledó, assinalando que o FMI aconselhou o Governo sobre o procedimento a seguir em relação à questão salarial da classe médica.

A primeira greve dos médicos, observou o representante do FMI, desafiou as autoridades moçambicanas sobre a urgência de abordar com determinação o tema dos ordenados na função pública.

"Houve a primeira reivindicação no início do ano e, dentro desta reivindicação, ficou premente a necessidade de se retomar de forma mais ativa a estratégia da revisão salarial", afirmou Victor Lledó.

O Governo moçambicano tem apontado limitações de ordem financeira, para não acomodar a reivindicação da classe médica, que exige salários iguais aos auferidos por magistrados e quadros das instituições financeiras do Estado, as duas classes profissionais melhor remuneradas na função pública.

PMA // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.