Quase todo o país com risco "muito alto" de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 12 jun (Lusa) -- Quase todo o território português apresenta hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco "muito alto" estão as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Com o nível "muito alto", o IPMA, na sua página na Internet, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo".

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao final da manhã, com ocorrência de períodos de chuva em geral fraca no Minho.

O vento vai soprar em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e a partir da tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 25 graus Celsius, no Porto 21, em Faro 29, Funchal 24 e Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 22.

JAP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados