UE vai apresentar queixa contra tarifas nas importações de cabos de aço chinesas

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 jun (Lusa) -- A União Europeia vai interpor uma queixa anti-'dumping' contra a China, na Organização Mundial do Comercial (OMC) devido às tarifas nas importações de tubos de aço inoxidável importado, disse hoje o vice-presidente da Comissão Europeia.

"A Comissão Europeia vai apresentar uma queixa junto da OMC relativa à China", disse António Tajani, que é igualmente comissário da Indústria da União Europeia, à estação de rádio Europa 1, sem especificar quando.

De acordo com uma fonte em Genebra, sede da OMC, citada pela agência France Presse, a queixa deverá ser apresentada no final da semana.

As relações comerciais entre a China e a União Europeia têm sido marcadas por uma série de questões relacionadas com o comércio, com Bruxelas a denunciar recentemente as tarifas nas importações de painéis solares chinesas.

Em resposta, a China abriu um processo relativo à importação de vinhos europeus e deverá interpor um outro contra o setor automóvel.

O dumping é uma prática comercial que consiste em vender os produtos abaixo do custo de produção.

ICO // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.