MP manda arquivar investigação a obra na Arrábida do Porto alvo de queixa da APDL

| Norte
Porto Canal com Lusa

(SUBSTITUIÇÃO) Porto, 04 jul 2019 (Lusa) -- O Ministério Público mandou arquivar uma das investigações iniciadas no Porto após queixa da Administração dos Portos do Douro, concluindo pela legalidade da construção na escarpa da Arrábida situada a metros da obra embargada à Arcada.

A "conclusão" do Ministério Público (MP), que a Lusa consultou no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAFP), diz respeito à obra da Efimóveis na marginal do Douro, a empreitada que - a par da obra da Arcada, embargada em janeiro por aquele tribunal - foi alvo de denúncia da Administração dos Portos do Douro e Leixões (ADPL) em 2018 junto da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão do MP quanto à construção da Efimóveis tem a data de 03 de junho e foi no dia 25 daquele mês anexada pela empresa Arcada ao processo judicial iniciado também pelo MP no TAFP, servindo de argumento para o pedido do "levantamento do embargo" com "urgência".

Relativamente à Efimóveis, o MP considera que "os atos administrativos praticados pela Câmara do Porto não estão feridos de nulidade [...] uma vez que, sendo privada a parcela [...], tais atos não tinham de ser precedidos de parecer da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] ou da APDL".

O MP cita uma "fotografia aérea de 1933" onde é "perfeitamente visível" uma construção "anterior a 1951" que, "segundo o diretor municipal dos Serviços Jurídicos, foi demolida com autorização da Câmara para dar lugar à construção do prédio" atual.

Para o MP, o imóvel "não está a ser construído em parcela do Domínio Público Hídrico".

A construção em Domínio Público Hídrico sem prévio parecer da APDL foi o que levou esta instituição a queixar-se das duas obras na base da escarpa da Arrábida.

Ao avaliar a edificação da Efimóveis, o MP cita a lei 54/2005 e uma alteração a esta legislação pela lei 34/2014.

O MP considera que o terreno cumpre os três pressupostos exigidos legalmente para não ser considerado Domínio Público Privado: "está numa zona urbana consolidada; está fora do risco de erosão ou invasão" e foi "ocupado por construção anterior a 1951".

"Ordeno o arquivamento dos presentes autos", termina o procurador.

A "conclusão" do Ministério Público começa por referir que "em 13 de julho de 2018 deu entrada nos serviços do MP junto do TAFP a participação da ADPL a solicitar ação administrativa a declarar a nulidade dos atos" que culminaram com a emissão de dois alvarás pela Câmara do Porto.

Os alvarás, acrescenta o MP, "titulam o licenciamento de duas operações urbanísticas na escarpa da Arrábida junto à ponte da Arrábida".

Um dos alvarás diz respeito à empresa Arcada e deu origem a uma "ação administrativa" no TAFP.

O outro, o único em relação ao qual o MP propõe o arquivamento, diz respeito à Efimóveis e, de acordo com a exposição do Ministério Público, foi "emitido" pelo vereador do Urbanismo em 2018.

A descrição do MP refere ainda que este processo começou por ser referente a "um hotel de quatro estrelas", tendo depois sido solicitado, e aprovado, o "licenciamento já não para hotel mas para habitação coletiva".

Quanto à obra da Arcada, o embargo decretado em janeiro foi contestado e, em 04 de abril, o MP defendeu a sua "manutenção".

"Entendemos que se mantêm os pressupostos de facto e de direito que determinaram o embargo [...]. Uma coisa é a obra no estado em que se encontra, outra será se a mesma continuar e a presente ação vier a ser julgada procedente, como se espera", escreve o procurador.

Na contestação apresentada no fim de junho, a Arcada sustenta ser "completamente absurdo que se mantenha o embargo que afeta um único empreendimento entre muitas dezenas".

A empresa diz ainda que os seus terrenos "não estão integrados em Domínio Público Hídrico".

No processo iniciado em janeiro no TAFP, o Ministério Público pedia a condenação da autarquia "a demolir, a suas expensas, as obras efetuadas em violação da lei" nos terrenos da Arcada.

O MP considerava nulas, por ausência de consulta à Agência Portuguesa do Ambiente e à APDL, as várias autorizações dadas pela Câmara à obra desde 2009.

(ESTA NOTÍCIA SUBSTITUI A NOTÍCIA COM O TÍTULO "Ministério Público quer arquivar ação contra Câmara do Porto devido a obra na Arrábida", DIVULGADA NA QUARTA-FEIRA, DEVIDO A UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA SOBRE A OBRA EM CAUSA)

ACG // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.