Nave chinesa com três astronautas acoplou com módulo espacial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 13 jun (Lusa) - A nave chinesa Shenzhou-10 acoplou hoje ao módulo espacial Tiangong-1, numa operação destinada a aperfeiçoar a tecnologia necessária à manutenção de uma estação permanente em órbita da Terra.

Lançada na passada terça-feira, com três astronautas a bordo, a Shenzhou-10 atracou automaticamente ao Tiangong-1 ao princípio da tarde (hora local).

O Tiangong-1, lançado há quase dois anos, é o protótipo da estação espacial que a China tenciona colocar em órbita em 2020, altura em que a atual Estação Espacial Internacional deverá ser desativada.

A missão da Shenzhou-10, a mais longa do programa espacial chinês, está programada para durar quinze dias.

Entre os três astronautas a bordo figura a professora Wang Yaping, a segunda mulher chinesa a viajar no espaço.

AC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.