Obama falou ao telefone com PM japonês após encontros com homólogo chinês

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 13 jun (Lusa) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, falaram ao telefone na quarta-feira, depois de o líder dos Estados Unidos ter reunido durante o fim de semana com o Presidente chinês, informou a Casa Branca.

Os dois líderes "discutiram os encontros recentes do Presidente norte-americano com o Presidente chinês, Xi Jinping, e concordaram com a importância de garantirem a estabilidade e continuarem o diálogo no que respeita ao Mar da China Oriental", indicou o comunicado.

A referência ao Mar da China Oriental está relacionada com a disputa do Japão com a China relativamente às ilhas Senkaku, que a China reclama e designa pelo nome de Diaoyus.

Na terça-feira, o Japão e os Estados Unidos iniciaram um exercício conjunto, informou o governo japonês, numa altura em que Tóquio e Pequim continuam a disputar a propriedade do arquipélago administrado por Tóquio.

Os Estados Unidos têm evitado tomar uma posição sobre a soberania das ilhas, mas referiram que estas estão cobertas por um tratado de defesa mútuo.

O primeiro-ministro japonês tem intensificado os gastos com a defesa daquela que é a terceira maior economia do mundo.

Durante a conversa telefónica, Obama e Abe falaram sobre a entrada do Japão nas negociações do tratado de livre comércio.

Por outro lado, os dois líderes comprometeram-se "a continuar a trabalhar juntos para a eliminação de programas nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte".

FV// JCS

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.