Brisa Concessão Rodoviária com lucros de 27,5 milhões de euros em 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) - Os lucros da Brisa Concessão Rodoviária (BCR) recuaram ligeiramente em 2013, face ao ano anterior, para os 27,5 milhões de euros, uma quebra de 0,7% em relação a 2012.

"O abrandamento do ritmo de contração da economia portuguesa - que reflete uma melhoria da confiança dos consumidores e empresas, traduzida em reduções mais moderadas do consumo interno e do investimento, e exportações mais fortes - permitiu que a evolução registada no tráfego em 2013 tenha sido menos negativa do que em 2012", refere a empresa, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os números indicam que as receitas de portagem da BCR caíram 1,2%, para os 427,5 milhões de euros, e que o tráfego médio diário anual diminuiu 2,6%.

O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) ascendeu a 154,5 milhões de euros em 2013, uma subida de 2,2% em relação a 2012.

Os resultados financeiros da BCR registaram, em 2013, um valor negativo de 124,9 milhões de euros, uma melhoria de 2,3 milhões de euros em relação ao ano anterior.

Já os custos financeiros ascenderam a 130,2 milhões de euros, um valor que compara com os 133,4 milhões de euros registados em 2012.

A BCR refere que "o aumento da componente de juros suportados (mais 4,4 milhões de euros, resultantes principalmente de taxas de juro mais elevadas) foi compensado pela redução da rubrica outros juros e custos financeiros (menos 7,5 milhões de euros, os quais resultam, em particular, de menores custos bancários)".

No final de 2013, a dívida líquida da BCR totalizava 1.973,8 milhões de euros, uma diminuição de 180,6 milhões de euros relativamente ao final do ano anterior

A BCR, que detém a rede principal de autoestradas da Brisa, compreende 11 autoestradas, num total de 1.099 quilómetros em operação, segundo a informação disponível na página da empresa na Internet.

As 11 autoestradas da concessão Brisa são: A1 -- Autoestrada do Norte, A2 -- Autoestrada do Sul, A3 -- Autoestrada Porto/Valença, A4 -- Autoestrada Porto/Amarante, A5 -- Autoestrada da Costa do Estoril, A6 -- Autoestrada Marateca/Caia, A9 -- CREL (circular regional exterior de Lisboa), A10 -- Autoestrada Bucelas/Carregado/IC13, A12 -- Autoestrada Setúbal/Montijo, A13 -- Autoestrada Almeirim /Marateca, A14 -- Autoestrada Figueira da Foz/Coimbra.

ND/CSJ // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.