Número de empresas constituídas em Janeiro cai 22% em termos homólogos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) - O número de empresas constituídas em janeiro foi de 4.289, uma queda de 22,6% em termos homólogos, enquanto o número de insolvências recuou 24,5%, para os 452 casos, segundo um barómetro da Informa D&B.

De acordo com o barómetro hoje publicado, considerando os últimos 12 meses, foram constituídas 34.044 novas empresas, um aumento de 3,0% face ao período homólogo, ao passo que o número de insolvências se cifrou nos 5.328 casos, menos 10,9% do que no período homólogo.

Os números indicam que, ao longo dos últimos 12 meses, foram constituídas mais empresas (34.044) do que aquelas que foram dissolvidas (14.174).

Já confrontando o número de insolvências com o número de ações judiciais, verifica-se que são menos as primeiras (5.328) do que as segundas (52.217).

Numa análise por setor de atividade, a maior concentração de empresas está no setor dos serviços (34,6% do total), seguindo-se o retalho (14,5%) e as indústrias transformadoras (9,2%).

Considerando a distribuição geográfica, Lisboa, Porto e Braga são os distritos com mais empresas, concentrando no seu conjunto mais de metade do tecido empresarial português.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.