Advogados dos moradores do prédio Coutinho dizem estar "aberta porta do diálogo"

Advogados dos moradores do prédio Coutinho dizem estar "aberta porta do diálogo"
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um dos advogados dos últimos nove moradores do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, disse esta sexta-feira ter sido "aberta a porta do diálogo" com a VianaPolis, mas admitiu não existir nenhum acordo para a saída das pessoas.

Francisco Velloso Ferreira, que integra a sociedade de advogados que representa os moradores, falava aos jornalistas em frente ao edifício Jardim, conhecido como prédio Coutinho, no final de mais de três horas de reuniões com os nove moradores, que ocupam seis frações distribuídas pelos dois blocos do imóvel.

"Registámos como positivo ter sido aberta a porta do diálogo. Neste momento existe um diálogo, não sabemos no que vai dar, mas é um diálogo e esperamos que seja positivo", afirmou Francisco Velloso Ferreira, que prestava declarações ladeado por Magalhães Sant'Ana, outro dos advogados que tem acompanhado os moradores desde o início da ação de despejado, iniciada na segunda-feira.

Segundo o advogado, este diálogo "poderá permitir uma solução".

Questionado se o valor das indemnizações será a solução para um acordo, o causídico assegurou "não ser esse o ponto central".

"É evidente que é um aspeto, mas não é, de todo, o aspeto central. As pessoas entendem que têm de aqui continuar e pretendem lutar por isso", defendeu.

Durante a tarde, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa (PS), deslocou-se ao edifício, o que aconteceu pela primeira vez em vários anos, para reunir com os nove moradores na tentativa de alcançar um acordo, tendo mesmo afirmado aos jornalistas existir "um princípio de acordo" com um casal.

Confrontado com esse facto, Velloso Ferreira afirmou não existir qualquer princípio de acordo.

O advogado referiu como aspeto positivo a autorização da VianaPolis para que os advogados pudessem entrar no edifício, após uma reunião realizada com aquela sociedade, e adiantou que, nos próximos dias, espera que esses contactos continuem a ser possíveis.

Velloso Ferreira manifestou-se ainda muito preocupado "com o estado de sequestro em que se encontram as nove pessoas", sem água, luz, gás e comida, escusando-se a "acreditar" que a VianaPolis venha a recorrer ao uso da força para retirar os moradores que se recusam a sair, garantindo que este assunto nunca foi abordado com a sociedade.

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Condutores distraem-se com despiste em Murça e sofrem acidente no lado oposto da via

Dois despistes estão a cortar vias nos dois sentidos da A4, em Murça, na sequência de dois despistes rodoviários, confirmou ao Porto Canal fonte da concessionária Globalvia Transmontana e fonte do Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real.